arquivo(s) anexado(s)
POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
MPMT acompanha vistoria a pontos de ocupação em Cuiabá

por ANA LUÍZA ANACHE
sexta-feira, 17 de janeiro de 2025, 17h27
Ouça:
O promotor de Justiça Henrique Schneider Neto, coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa dos Direitos Humanos, Diversidade e Segurança Alimentar do Ministério Público de Mato Grosso, participou na manhã desta sexta-feira de uma vistoria aos pontos de ocupação pela população em situação de rua na capital localizados no Beco do Candeeiro (Centro) e próximo ao Terminal Rodoviário de Cuiabá. O convite partiu do prefeito municipal Abilio Brunini.
A comitiva reuniu também integrantes do Poder Judiciário e da prefeitura. “Nosso objetivo foi verificar in loco algumas questões relacionadas à população em situação de rua e ouvir do prefeito as propostas que pretende implementar com relação à política de atendimento a essas pessoas”, contou o promotor de Justiça. Para ele, ainda não é possível fazer uma análise crítica sobre a iniciativa, uma vez que nenhuma medida se concretizou.
Henrique Schneider destacou que, neste momento, é importante deixar bem claro que toda e qualquer mudança na condução do atendimento à essa população deve necessariamente ser precedida de escuta social. “É preciso um debate junto ao Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua (CIAMP-Rua), que foi instituído por lei com atribuição para deliberar questões relacionadas à política acerca da população em situação de rua”, afirmou.
Conforme o promotor, o papel do MPMT diante da situação é de, necessariamente, dar condições à população em situação de rua de se manifestar em relação àquilo que está sendo implementado e que diretamente diz respeito à situação deles.
Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!
