Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS

Educação patrimonial e combate ao bullying são abordados em palestra

por ANDRÉ MACEDO*

terça-feira, 29 de abril de 2025, 18h53

Ouça:

Imagem com simbolo de Libras

A educação patrimonial e o combate ao bullying foram temas de uma palestra realizada pelo Promotor de Justiça Jacques de Barros Lopes nesta terça-feira (29), na Escola Estadual Bertoldo Freire, em São José dos Quatro Marcos (a 309 km de Cuiabá). Durante o encontro, que contou com a participação de mais de 220 alunos, o membro do Ministério Público de Mato Grosso falou sobre a importância da participação da comunidade escolar no controle social e na preservação do patrimônio público.

 

“O nosso objetivo hoje aqui foi incentivar os alunos a ajudarem a gerir o patrimônio público e participar do controle social, fortalecendo a participação ativa da comunidade escolar na construção de caminhos que incentivem a atuação cidadã e a fiscalização dos recursos públicos”, destacou o promotor.

 

A educação e a gestão patrimonial fazem parte dos projetos “Canoa” e “Colmeia”, que integram o Planejamento Estratégico Institucional (PEI) do Ministério Público de Mato Grosso, e visam a introdução do tema no cotidiano da população de maneira simples e didática.

 

Outro assunto abordado pelo promotor de Justiça foi o bullying e os mecanismos de proteção às vítimas. “O bullying é uma forma de violência que pode causar danos profundos e duradouros às vítimas. Dentro do ambiente escolar, é essencial que vocês compreendam a gravidade desse problema e se mobilizem para combatê-lo”, afirmou.

 

Jacques de Barros Lopes ainda orientou os alunos sobre como agir. “Caso algum de vocês passe por uma situação de bullying, saiba que existem diversos mecanismos de proteção disponíveis, como programas de apoio psicológico e ações legais contra os agressores. É fundamental que as vítimas saibam que não estão sozinhas e que podem contar com a ajuda de profissionais capacitados para enfrentar essa adversidade. Juntos, podemos construir um ambiente mais seguro e acolhedor para todos”, apontou.

 

*Estagiário escreve sob supervisão da jornalista Ana Luíza Anache.

 

Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo