SAÚDE MENTAL
Burnout é tema de ação do MPMT sobre segurança institucional
.jpeg)
por JULIA MUNHOZ
quarta-feira, 30 de julho de 2025, 16h55
Comprometido com o fortalecimento de uma cultura organizacional saudável e segura, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) realizou, por meio do Centro de Segurança e Inteligência (CSI), em parceria com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – escola institucional do MPMT –, a palestra “Burnout: entendendo e prevenindo”. A ação, realizada nesta quarta-feira (30), integra a campanha “Agosto da Segurança Institucional” e reforça o cuidado com a saúde mental como parte essencial da rotina no serviço público.
O procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, lembra que a palestra faz parte dos esforços do MPMT em garantir um ambiente de trabalho saudável. “O maior patrimônio que o Ministério Público tem são nossos servidores. E eu acho que a gente tem que estar em constante evolução, porque o mundo evolui a cada dia, e a gente tem que ir acompanhando essa evolução constante das coisas. Hoje é muito mais difícil dizer quando estamos fora do horário de expediente. Praticamente, você está 24 horas por dia, e isso acaba sendo uma fonte de estresse para o ser humano”, destacou o procurador-geral de Justiça.
Coordenador do Centro de Apoio Operacional – Centro de Segurança e Inteligência (CAO-CSI), o promotor de Justiça Mauro Zaque, pontuou que a iniciativa reforça a importância do trabalho voltado à segurança institucional. “O CSI vem atuando dentro do ramo da contrainteligência, notadamente na segurança orgânica, no sentido de proteger os nossos ativos – tanto materiais quanto os nossos principais ativos, que são as pessoas. E o ato de proteger exige ação diária, permanente, constante, e exige capacitação.”
Para o procurador de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade, coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – escola institucional do MPMT –, saúde mental é um tema que precisa ocupar lugar central nas instituições públicas. “Não é exagero dizer que cuidar da saúde emocional de nossos membros e servidores é, sobretudo, cuidar também da qualidade da nossa atuação institucional. Vivemos tempos de altíssima complexidade, sobrecarga, demandas incessantes e, muitas vezes, expectativas difíceis de administrar.”
Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o coronel da Polícia Militar Marco Antônio Guimarães agradeceu pela iniciativa. “O Gabinete de Segurança Institucional promove a segurança dos membros do Ministério Público, assim como de todos os servidores. E nós fazemos alguns cursos permanentes. Então, gostaria de deixar aqui os parabéns do Gabinete de Segurança Institucional a essa iniciativa.”
Também integraram o dispositivo o secretário-geral do MPMT, procurador de Justiça Adriano Augusto Streicher de Souza, e a promotora auxiliar da Corregedoria-Geral, Alessandra Gonçalves da Silva Godoi.
A palestra “Burnout: entendendo e prevenindo” foi conduzida por Carla Adriana de Queiroz, mestre em Ensino, neuropsicóloga, especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações e Gestão Executiva de Negócios, além de aplicadora de ABA – Análise do Comportamento Aplicada. Atualmente, Carla é psicóloga credenciada junto ao Fórum da Comarca de Várzea Grande, atuando diretamente na Vara da Infância e Juventude, e também docente em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia Clínica.
Durante a palestra, ela falou sobre a definição da Síndrome de Burnout, sintomas comuns, causas e efeitos, estratégias de prevenção e técnicas de autocuidado. “É preciso estar atento aos sinais. O burnout baixa o sistema imunológico. Se passar uma gripe na esquina, te atinge. Aumenta a desatenção, colocando em risco a própria vida e gerando danos maiores.”
A ação integra a programação da campanha “Agosto da Segurança Institucional”, iniciativa vinculada ao projeto MP + Seguro, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o tema, além de incentivar práticas de prevenção e cuidado com a saúde mental.
Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!