Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Espaço Caliandra prestigia lançamento do Guia da Rede de Enfrentamento

por LUCIENE DE OLIVEIRA

segunda-feira, 18 de agosto de 2025, 16h50

Ouça:

Imagem com simbolo de Libras

A equipe do Espaço Caliandra esteve presente no lançamento do Guia da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, realizado na manhã desta segunda-feira (18), na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O evento integrou a abertura da Semana da Justiça pela Paz em Casa.

 

A promotora de Justiça Claire Vogel Dutra, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar da Capital, destacou que o Guia, mais do que uma cartilha, é um instrumento que fortalece a integração da rede, reunindo informações como endereços, telefones e orientações sobre os serviços prestados pelo Estado e pelo Município. Segundo ela, esse material contribui para diminuir a “rota crítica” percorrida pelas vítimas em busca de ajuda e acolhimento.

 

“Muitas vítimas da violência doméstica e familiar desistem no meio do caminho por não conseguirem acessar os serviços ou em razão do próprio ciclo da violência. Às vezes, a agressão cessa temporariamente, mas naquele momento a mulher precisava do atendimento. Esse Guia torna o diálogo mais próximo e isso é fundamental para reduzir a rota crítica”, afirmou a promotora.

 

Segundo a promotora, a rede tem como principais objetivos acolher, prevenir e resolver problemas, o que exige não apenas a atuação do Sistema de Justiça e da Segurança Pública, voltados à repressão, mas também da área da Saúde, com atendimento psicológico, e de diversas outras instituições que trabalham de forma integrada.

 

A juíza da 1ª Vara Especializada da Violência Doméstica e Familiar de Cuiabá, Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, ressaltou a importância da atuação integrada e do conhecimento das instituições que compõem a rede. “Precisamos saber para onde encaminhar essa mulher e como acessar os serviços. Esse Guia reúne essas informações. Nosso trabalho deve ser sempre de excelência, e a rede auxilia os órgãos com qualificação sempre que necessário”, afirmou.

 

A segunda versão do Guia da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, reúne 35 instituições que ofertam serviços às mulheres e meninas da capital. Em Mato Grosso, já são 72 municípios com rede de enfrentamento instaladas para acolher e ajudar mulheres vítimas da violência de gênero.

 

Justiça pela Paz em Casa - O Espaço Caliandra participa das atividades da Semana da Justiça pela Paz em Casa com a oferta de atendimentos jurídicos e orientações psicossociais. A ação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é realizada em parceria com os Tribunais de Justiça dos estados.

 

Na Comarca de Cuiabá, uma das programações acontece no Centro Especializado de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais, localizado no Fórum da Capital, com a oferta de serviços de cidadania, orientação jurídica e emissão de documentos, em parceria com órgãos públicos e entidades privadas.
 

Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!

Galeria de imagens
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo