Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

OTIMIZAÇÃO DE ROTINAS

Live destaca papel da IA na produtividade institucional

por JULIA MUNHOZ

sexta-feira, 22 de agosto de 2025, 12h48

Ouça:

Imagem com simbolo de Libras

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o uso da inteligência artificial no contexto institucional, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), realizou nesta sexta-feira (22) a live “Inteligência Artificial no MPMT”. 

 

O evento teve como foco a promoção da eficiência, da inovação e do aprimoramento das atividades funcionais, sendo direcionado a membros, servidores e colaboradores da instituição. A iniciativa busca fomentar a cultura da inovação e o uso ético da tecnologia no âmbito ministerial. 

 

Durante a abertura, o promotor de Justiça Caio Márcio Loureiro, em substituição legal ao coordenador do Ceaf, destacou a relevância do encontro: “Este é um momento bastante significativo para nossa instituição, pois está diretamente relacionado à inovação tecnológica. Estamos, de forma marcante, abrindo espaço para refletir sobre os impactos da inteligência artificial sem jamais perder de vista a dimensão humana e a responsabilidade social que permeiam cada uma das nossas ações”. 

 

O promotor de Justiça José Mariano de Almeida Neto, coordenador de Tecnologia da Informação, também ressaltou a importância da IA como ferramenta estratégica para a produtividade institucional. “Na esfera privada e pública, o uso da inteligência artificial é uma realidade, e no Ministério Público não é diferente. Doravante, não há Ministério Público sem o uso da IA em suas diversas formas. Ela vai muito além da geração de resumos ou da formulação de peças jurídicas”, afirmou. 

 

A palestra foi conduzida pelo especialista em transformação digital, inovação e comunicação, Gerson Rolim, que apresentou uma abordagem prática e estratégica sobre o tema. Em diálogo com os participantes, ele demonstrou como a inteligência artificial pode otimizar rotinas de trabalho, elevar a produtividade e impulsionar a transformação digital no MPMT. “A IA está aqui para contribuir com o nosso dia a dia e com a nossa produtividade”, concluiu. 

 

 

Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo