arquivo(s) anexado(s)
BAPRE
Indígenas conhecem sistema para captação de recursos

por JONATHAN COSME
segunda-feira, 03 de novembro de 2025, 12h25
Ouça:
Na sexta-feira (31), o Departamento de Planejamento (Deplan) participou de uma ação estratégica voltada à capacitação de representantes dos povos indígenas de Mato Grosso, durante o evento, promovido pela Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT), reuniu representantes de 46 povos indígenas em Cuiabá.
Durante a programação, a servidora Daniele Maria Silva, da Gerência de Gestão do Deplan, apresentou o Banco de Projetos, Fundos e Entidades (Bapre) como uma ferramenta essencial para a captação de recursos destinados ao financiamento de projetos comunitários indígenas. Os participantes foram orientados sobre o processo de cadastramento de entidades e submissão de propostas, com foco na ampliação das oportunidades de acesso aos recursos disponíveis.
Os recursos do Banco de Projetos e Entidades (Bapre), do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), são provenientes principalmente de acordos judiciais e Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), incluindo multas civis e outros valores recuperados pelo MPMT. Esses recursos são destinados a projetos sociais e a entidades públicas de direito privado, para serem aplicados em iniciativas de defesa de direitos e interesses difusos ou coletivos. Em 2025, já foram cadastrados 926 projetos.
A iniciativa visa fortalecer a autonomia das comunidades indígenas. A chefe do Departamento de Planejamento e Gestão, Annelyse Cristine Candido Santos, ressaltou a importância da parceria entre o Estado e as organizações indígenas. 'O BAPRE é uma ponte entre os projetos comunitários e as oportunidades de financiamento que podem transformar realidades locais", disse.
Como cadastrar – As propostas de projetos devem ser cadastradas no site do MPMT (aqui).

.jpeg)
.jpeg)
