FUNDAÇÕES DE PORTAS ABERTAS
Educação que transforma: visita destaca atuação da Fundação Bradesco
por ANA LUÍZA ANACHE
terça-feira, 21 de outubro de 2025, 11h22
Na sétima visita do projeto Fundações de Portas Abertas, realizada nesta segunda-feira (20), representantes de fundações privadas de Cuiabá e Várzea Grande conheceram a estrutura e o trabalho desenvolvido pela Fundação Bradesco na capital, instituição referência nacional em educação gratuita e de qualidade.
Durante a visita, os participantes puderam conhecer a estrutura da escola Fundação Bradesco de Cuiabá, que integra uma rede de 40 escolas em todo o país, beneficia 42 mil alunos na educação básica e mais de 1,8 milhão de pessoas anualmente por meio da Escola Virtual, portal online de educação continuada que oferece cursos gratuitos on-line. A instituição também oferece cursos técnicos de nível médio, programas de qualificação profissional (Formação Inicial e Continuada - FIC) e, a partir de 2026, retomará a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas unidades de Manaus (AM), Teresina (PI), São Luís (MA), Natal (RN), Jaboatão dos Guararapes (PE), Salvador (BA), Osasco (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Segundo o Relações Institucionais da Fundação Bradesco Erick Nogueira, o compromisso da instituição vai além do ensino formal, é transformar com propósito. “A Fundação Bradesco é o maior projeto de investimento social privado do país. E a nossa visão é ser referência nacional como agente de transformação social por meio de educação”, destacou, ao apresentar a missão, pilares e princípios da instituição.
Ele revelou que 95% dos alunos em todo o país são oriundos da comunidade, evidenciando o compromisso da instituição com o desenvolvimento social. E esclareceu que a Fundação Bradesco é uma entidade privada e sem fins lucrativos que mantém suas 40 escolas em todo Brasil com recursos próprios. Por fim, compartilhou a história inspiradora de Amador Aguiar, fundador da instituição, que tinha a intenção de transformar o país por meio da educação.
O diretor de ensino da Fundação Bradesco Cuiabá, José Maria Pinheiro de Oliveira, apresentou a realidade da unidade local, destacando os resultados expressivos e o impacto social da instituição na comunidade. Ele informou que a escola conta com 88 colaboradores dedicados ao atendimento de 947 estudantes, e ressaltou que a principal preocupação da equipe, além do acolhimento, é preparar os alunos para o ingresso no ensino superior. “Este ano tivemos a alegria de receber o prêmio entre as 40 unidades como a escola que mais colocou alunos em faculdades, com 17 aprovados só na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em diversos cursos”, afirmou.
A equipe da Fundação Bradesco também compartilhou informações sobre parcerias com instituições renomadas, apresentou um vídeo institucional e explicou como funciona o processo de contratação de colaboradores, além dos critérios utilizados para a seleção de alunos tanto no ingresso inicial quanto para vagas remanescentes. Durante a visita, foram esclarecidas dúvidas dos participantes. Acompanhando a equipe da Fundação estiveram presentes a gerente jurídica Luana Rodrigues, a coordenadora jurídica Carmem Silvia de Oliveira Moreira e a relações institucionais Gleice Araujo.
Fundações de Portas Abertas - Idealizada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio da 26ª Promotoria de Justiça Cível da Capital - especializada em Fazenda Pública e Fundações, a iniciativa busca fortalecer o diálogo, a cooperação e a troca de experiências entre as entidades do terceiro setor, promovendo conexões estratégicas voltadas ao interesse público.
De acordo com o promotor de Justiça Renee do Ó Souza, idealizador do projeto, a proposta é consolidar uma rede de cooperação entre as fundações privadas. “A ideia é fazer com que as fundações se aproximem, troquem experiências e comecem a celebrar negócios jurídicos entre si, o que já está acontecendo. Isso demonstra o quanto essa aproximação é profícua e contribui para fortalecer a atuação social das instituições”, afirmou.
O padre Raul Felipe, diretor executivo da Fundação Bom Jesus, destacou o caráter inspirador da visita. “Foi fundamental conhecer esse projeto aqui da Fundação Bradesco. Tenho uma lembrança pessoal, pois minha prima estudou aqui e pude ver a transformação na vida dela. Ver tudo isso de perto renova a esperança e reforça o quanto é importante a missão que cada um de nós desenvolve nas nossas fundações. Está de parabéns toda a equipe pela linda ação social realizada com a comunidade local”, disse.
A superintendente de Gestão e Finanças da Fundação Amazônia Sustentável, Michelle Costa, participou pela primeira vez do projeto e enfatizou a relevância da troca de experiências. “Nós estamos debutando nesse grande evento organizado pela Promotoria de Fundações e extremamente animados com essa perspectiva de integração. É uma oportunidade valiosa de conhecer outras fundações e o trabalho do terceiro setor em Mato Grosso. Estamos iniciando nossa atuação efetiva no estado e cheios de expectativas para colaborar com esse ecossistema”, afirmou.
Quem também acompanhou a visita foi promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior, titular da 8ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa da Cidadania. Ele enalteceu a qualidade do ensino ofertado pela instituição. “Recebemos muitas manifestações positivas sobre a Fundação Bradesco na promotoria. A escola é bastante disputada, oferece um ensino de excelência e tem resultados expressivos. É uma referência em acessibilidade e formação. Esse trabalho tem um impacto direto no crescimento econômico e no retorno social que tanto precisamos. Parabéns pela estrutura e pela dedicação”, declarou.
Para encerrar, o promotor de Justiça Renee do Ó Souza reforçou o convite à participação de todos no III Fórum sobre Fundações Privadas, que será realizado no dia 5 de dezembro, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá. O evento tem como objetivo principal fomentar o diálogo institucional, compartilhar boas práticas e fortalecer a atuação das fundações privadas.