SÃO JOSÉ DO RIO CLARO
4ª edição do projeto “Bom na Escola, Bom de bola” começa nesta segunda (8)

por ANA LUÍZA ANACHE
segunda-feira, 08 de julho de 2019, 15h21
A comunidade escolar de São José do Rio Claro (a 315km de Cuiabá) já está preparada para a 4ª edição do projeto “Bom na Escola, Bom de bola”, que começa nesta segunda-feira (8 de julho), às 18h, no Ginásio Municipal Araão Bezerra - “Bezerrão”. A semana esportiva segue até o dia 12, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças e adolescentes, estimular a prática esportiva e melhorar o aproveitamento escolar e a qualidade de vida dos alunos de 10 a 15 anos da rede pública e privada de ensino.
A competição reúne cerca de 170 jovens, divididos em 11 equipes masculinas e seis femininas. As modalidades em disputa são futebol de salão para os meninos e vôlei de quadra para as meninas. Idealizada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, a iniciativa conta com a parceria da Vara da Infância e Juventude, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, empresários locais, diretores, coordenadores e professores da rede de ensino. Para participar, os estudantes precisam cumprir com uma série de requisitos, entre eles nota acima de sete em todas as disciplinas, assiduidade escolar e bom comportamento.
Conforme o promotor de Justiça Luiz Fernando Rossi Pipino, os alunos das quatro escolas do município - Estadual Domingos Briante, Estadual Dr. Anísio José Moreira, Municipal José Cezário de Castilho e Luterana de 1º Grau Siegfried - são monitorados semestralmente. Aqueles que atendem aos critérios do projeto são credenciados para participar da competição. “Essa é uma maneira de estimular os estudantes a cumprir com os afazeres no decorrer do ano letivo e, por outro lado, valorizar essa dedicação aos estudos”, argumenta.
Ainda conforme o promotor de Justiça, o projeto visa promover a confraternização da comunidade escolar, ampliar a rede de relacionamentos dos alunos, estimular a integração entre os jovens e o convívio com as diferenças. “Não é uma disputa entre escolas. As equipes reúnem pelo menos um aluno de cada escola”, afirmou. Luiz Fernando Pipino contou ainda que os participantes recebem diariamente fichas que valem pipoca, picolé e algodão-doce, bem como participam de sorteio de brindes.
PATROCINADORES - A 4ª edição do projeto “Bom na Escola, Bom de bola” tem 26 patrocinadores, são eles: Sementes Rio Claro, Superpeças, Clínica Vidas, Rio Flora Engenharia Agroflorestal, Agroboi, Metalúrgica Lachovicz, Academia La Scalla, São José Supermercado, Lanchonete Caramba, Auto Posto Vila, Agropecuária Dias, Ótica e Relojoaria Omega, Cacau Show, Mercado Birigui, Churrascaria Pantaneira, Vitta Clin Medicina e Fisioterapia, Fênix Comunicação Visual, Toninho Conveniência e Distribuidora, O Boticário, Gift Store, JC Materiais para Construção, Mississipi Empreendimentos Imobiliários, Unicesumar, Doutor Kareca’s Lanches, Auto Escola Miriam, e a cirurgiã dentista Vanessa Carnavali.