APAE
Procurador de Justiça ministra palestra na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

por JANÃ PINHEIRO
quinta-feira, 22 de agosto de 2019, 15h50
O procurador de Justiça Paulo Prado, titular da Procuradoria Especializada em Defesa da Criança e Adolescente de Mato Grosso, ministrou nesta quinta-feira (22), em Cuiabá, a palestra “Família, Escola e Ministério Público” na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), como parte da programação da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”.
“Recebi o convite da APAE para ministrar esta palestra para professores, pais, representantes de entidades que trabalham com autistas, pessoas com síndrome de down, deficientes visuais, auditivos, enfim, com os mais diversos tipos de deficiência. Foi um encontro muito interessante, pois é sempre uma grande troca de experiências. Além disso, considero a Semana um momento muito importante para refletirmos sobre a pessoa com deficiência, seus direitos e sua inclusão na sociedade. Dentro deste contexto o Ministério Público cumpre seu papel”, destacou o procurador de Justiça Paulo Prado.
Durante a Semana são realizadas campanhas, fóruns, debates, seminários, feiras, exposições, desfiles, jogos e torneios esportivos, espetáculos de música, teatro e dança, atos públicos, homenagens, lançamentos de livros, de programas e projetos, nas mais diferentes instituições que trabalham em prol da pessoa com deficiência em todo país.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece de 21 a 28 de agosto. Instituída em 1964 com o nome de Semana Nacional da Criança Excepcional, ela foi pensada para elucidar a condição dessas pessoas de forma a contribuir para a desconstrução de preconceitos e para divulgar quais são suas necessidades, cada uma com sua excepcionalidade. Além disso, permite uma maior sensibilização e conscientização da população brasileira e dos governos em favor da busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência, e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional.