Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

ESPAÇO HUMANIZADO

Brinquedoteca atende 700 crianças em um ano de funcionamento

por ROSANGELA MILLES

sexta-feira, 27 de setembro de 2019, 10h29

Em apenas um ano de existência, a brinquedoteca instalada na sede das Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e Juventude de Cuiabá realizou aproximadamente 700 atendimentos. O espaço humanizado atende crianças em situação de risco, que chegam acompanhados dos pais, responsáveis ou membros do Conselho Tutelar.

“Foi uma conquista muito grande poder oferecer a essas crianças e adolescentes um local onde elas se sintam protegidas. Às vezes elas têm em mente que vir para a Promotoria não é uma coisa agradável, acham que é algo ruim e quando chegam encontram um espaço preparado carinhosamente para recebê-las”, ressaltou a promotora de Justiça Valnice Silva Santos.

Bonecas, carrinhos, jogos, livros, vídeos e muitos brinquedos ficam à disposição do público infantil. A pedagoga Thaizi do Carmo Nardi desenvolve o trabalho com as crianças há um ano, desde que a brinquedoteca foi inaugurada. Ela interage, faz brincadeiras, tudo para distrair e amenizar os problemas familiares que as crianças enfrentam.

“Temos vários jogos para toda faixa etária, eu consigo atender desde as crianças pequenas até as adolescentes. Minha função aqui é fazer com que elas se sintam seguras, oferecendo não só diversão, mas também conforto e amor”, declarou.

O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, destacou a importância da brinquedoteca, um espaço humanizado criado para atender as crianças que necessitam de uma atenção especial.

“Nós temos sete Conselhos Tutelares na Capital e um município com 700 mil habitantes, a demanda de atendimento nessa Promotoria é muito grande. Os pais, ou responsáveis, chegam aqui para serem atendidos junto com as crianças, e elas são o alvo de nossa proteção. Enquanto elas não passam pelo serviço social e de psicologia, ficam aqui na nossa brinquedoteca. Um espaço lúdico com uma pedagoga para atendê-las, já que às vezes passam horas nesse ambiente, até decidir o destino delas, que geralmente estão em situação de risco”.

A sede das Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e Juventude de Cuiabá fica localizada na Avenida dos Trabalhadores, s/nº - Complexo Pomeri - Bairro Planalto.

Galeria de imagens
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo