VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E CRIMES SEXUAIS
Integra MP: alunos têm até dia 25 para entregar redação

por ANA LUÍZA ANACHE
quinta-feira, 10 de outubro de 2019, 16h39
O projeto “Integra MP - Feliz Natal” está movimentando a cidade localizada a 536km de Cuiabá. Este mês, os alunos da Escola Estadual André Antônio Maggi têm a missão de elaborar uma redação sobre o tema “Violência Doméstica e Crimes contra a Dignidade Sexual” e entregá-la até o dia 25. Na semana passada, eles assistiram a uma palestra sobre o assunto, na quadra da unidade. A redação vai avaliar a efetividade da palestra e a fixação dos conhecimentos adquiridos. O trabalho deve seguir regras específicas como ser manuscrito, com letra legível, de caneta esferográfica preta ou azul e ter entre 20 e 30 linhas. O autor da melhor redação será premiado com um tablete.
Conforme o promotor de Justiça Willian Oguido Ogama, idealizador do projeto, o Integra MP consiste na realização de uma série de palestras na Escola André Maggi, de agosto a dezembro deste ano, e na produção de trabalhos sobre cada assunto abordado, com objetivo de aproximar o Ministério Público do Estado de Mato Grosso da sociedade e, especialmente, da comunidade escolar. “Abordando temas relativos ao Ministério Público e sua atuação, visando buscar essa aproximação e aumentar, em ao menos 10%, o conhecimento dos cidadãos sobre a instituição. Além disso, as palestras fomentam a participação direta dos alunos da rede estadual de ensino e as atividades estimulam que eles se aprofundem nos temas propostos”, argumentou.
O promotor acrescenta que para cada tema foi definido um tipo de atividade e que, no fim do projeto, os melhores trabalhos serão premiados com tabletes. A programação inclui cinco encontros, todos na escola. O primeiro ocorreu em agosto, quando foi apresentada a iniciativa e realizada a primeira palestra, com o tema “Ministério Público: suas funções e atribuições”. A atividade desenvolvida na sequência foi a elaboração de um desenho. Já em setembro, a palestra abordou “Ato Infracional e Medidas de Proteção” e o trabalho foi a criação de uma história em quadrinhos. Para novembro, a previsão é de que a palestra seja dia 1º, e que a tarefa seja a produção de um vídeo sobre “Bullying e Crimes Cibernéticos”. Em dezembro, no último encontro, será feito o encerramento do projeto e a premiação.
Premiação - Os trabalhos serão julgados por uma comissão composta por servidores da Promotoria de Justiça de Feliz Natal. Serão usados como critério de julgamento adesão ao tema proposto, originalidade, criatividade, gramática, coesão e coerência. Será selecionado um vencedor por categoria (desenho, história em quadrinhos, redação e vídeo). “As premiações serão angariadas por meio de acordos extrajudiciais, transações e doações a serem destinadas ao projeto”, explica Willian Ogama.
Ainda conforme o promotor de Justiça, está em andamento uma campanha de arrecadação de livros. “O aluno que arrecadar a maior quantidade de livros, por meio de doação, e entregar até a data de encerramento do ciclo de palestras, também será premiado com um tablete. Como critério de desempate, caso haja, será utilizada a assiduidade dos alunos nas palestras”, informa.