PREVENÇÃO COMEÇA NA ESCOLA
Projeto prevê recorde de público no decorrer da semana em Cáceres

por ASSESSORIA
terça-feira, 10 de dezembro de 2019, 09h07
O projeto “Prevenção Começa na Escola” chegou à comarca de Cáceres (a 225km de Cuiabá) nesta semana prometendo recorde de público. Idealizada pela Procuradoria Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, a iniciativa está sendo replicada na cidade pela Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres, com verba oriunda do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). O objetivo é sensibilizar e conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de temas como preservação do meio ambiente e combate à violência física, à violência sexual, à violência doméstica, ao bullying, entre outros.
Com o apoio da Promotoria da Infância e Juventude, do Poder Judiciário e da Secretaria Municipal de Educação, estão programadas seis apresentações diárias no plenário do Tribunal do Júri da comarca, com estimativa de participação de 4 mil crianças e adolescentes da zona urbana e rural, alunos das redes municipal e estadual com idade entre seis e 14 anos. Também participam das intervenções culturais autoridades públicas, representantes da rede de proteção da criança e do adolescente e professores. Trata-se do maior público alcançado pelo projeto entre as 22 cidades de Mato Grosso atendidas.
Conforme a promotora de Justiça Taiana Castrillon Dionello, os efeitos da exposição à violência infantil podem ser observados nas funções cognitivas e emocionais, nas dinâmicas escolar e social. “Os sintomas detectados com mais frequência são a falta de motivação, isolamento, ansiedade, comportamento agressivo, depressão, baixo desempenho, abandono escolar, dificuldade de aprendizagem, pouco aproveitamento, repetência e até a necessidade de educação especial, razão pela qual o ambiente escolar se revela como local propício para o início do trabalho preventivo”, observou, destacando que a abordagem lúdica de temas delicados facilita a compreensão do público e responde de maneira didática o que é, o que fazer e como buscar ajuda.
A ideia da Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres de abraçar o projeto surgiu a partir de apresentações promovidas em fevereiro de 2019. “Eles viram no trabalho preventivo a oportunidade de diminuir os traumas decorrentes da violência e, por consequência, a necessidade de tratamento terapêutico, psicológico, psiquiátrico e eventualmente ambulatorial”, contou a promotora de Justiça. Assim, o projeto foi apresentado e aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cáceres (CMDCA) para receber recursos do Fundo.
Outras iniciativas - Além do projeto “Prevenção Começa na Escola”, o CMDCA aprovou outros seis projetos em 2019: “Direito e Cidadania: A família e o deficiente no Protagonismo do Ambiente Social” (APAE), “Musica Educarte: Valorizando Sonhos” (Fundação Terezinha Mendes), “Pratica Instrumental” (Escola Municipal Isabel Campos), “Pratica Instrumental” (Escola Municipal Vila Real), “Danças Urbanas” (Secretaria Municipal de Assistência Social), “Brinquedoteca da Zona Urbana” (Secretaria Municipal de Saúde).
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)