DESMATAMENTO
MPMT realiza capacitação de novo sistema de monitoramento

por TANIA RAUBER
segunda-feira, 02 de março de 2020, 16h39
Promotores e servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT), Ibama, Instituto Chico Mendes (ICMBio), Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros e Delegacia do Meio Ambiente (Dema) participam de um treinamento sobre o Projeto Satélites Alerta, que será lançado nesta quarta-feira (04/03), em Cuiabá.
Durante toda a semana, eles receberão orientações técnicas e participarão de atividades práticas sobre o uso do Sistema Integrado de Detecção de Degradação Ambiental por Desflorestamento e Queimada, desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Nos últimos anos, Mato Grosso tem ocupado a segunda posição no ranking dos Estados com maiores taxas de desmatamento da Amazônia Legal. Também são elevados os números de focos de queimada registrados anualmente.
Tecnologista Sênior do Programa Queimadas do Inpe, Fabiano Morelli destacou que o sistema desenvolvido para o MPMT é inédito no país, fazendo a integração de dados que são produzidos num contexto nacional e local. “A integração destes dados vai favorecer o planejamento de ações de combate, visando mitigar todos estes crimes ambientais com maior rigor, já que os satélites podem estar diariamente auxiliando com informações atualizadas em tempo quase real, para que os processos possam ser acompanhados continuamente”.
Ele ressaltou que, por meio do sistema, promotores terão à disposição os dados das áreas envolvidas em processos de desmatamento e queimadas desde a data do crime. “Eles poderão acompanhar a evolução nos anos seguintes, se houve algum novo crime ambiental no local. Não dependerão apenas de laudos periciais”.
O envolvimento de diferentes instituições nos trabalhos, segundo o tecnologista, também garantirá maior efetividade nos resultados. “A integração dos atores envolvidos, de várias instituições, sendo capacitados, vai dar uma validação das ideias, discutir possíveis ajustes das metodologias e garantir o aprimoramento do sistema”.
O Projeto Satélites Alerta será lançado na próxima quarta-feira (04/03), às 14h, na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), sob a coordenação do promotor de Justiça Marcelo Vacchiano. Terá duração de dois anos e meio, tendo como objetivos reduzir a taxa anual de desmatamento em Mato Grosso para valor inferior ao observado nos últimos 30 anos, ou seja, cerca de 790 km2; diminuir os focos de calor que, em 2009, totalizaram 15 mil; além de promover a responsabilização pelos danos ambientais decorrentes destes crimes ambientais.
.jpg)
.jpg)
.jpg)