Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Escritório Social de Cuiabá realiza evento com apoio do GMF

terça-feira, 19 de abril de 2022, 16h46

 

 

 

Escritório Social de Cuiabá realiza evento com egressos do sistema prisional e suas famílias. Foram doadas 170 cestas básicas, distribuídos kits de higiene e cobertores a homens e mulheres egressos de todo o sistema penitenciário da região metropolitana de Cuiabá.

 

 

O acolhimento é a grande chave do trabalho, que tem o apoio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário de Mato Grosso (GMF). Além das doações, foram oferecidos cursos de refrigeração, mecânico, barbeiro, cabeleireiro pelos Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e rural (Senar) e divulgadas vagas de trabalho que estão disponíveis para egressos do regime semiaberto e seus familiares.

 

 

 

 

 

“Foi bonito, foi muito bacana. Nosso objetivo é garantir que esse egresso não retorne para o mundo do crime, que ele entenda que não está sozinho aqui fora, que ao sair ele não ficará desamparado, há quem vai fazer algo por ele”, explica a diretora executiva da Fundação Nova Chance e coordenadora do Escritório Social de Cuiabá, Beatriz de Fátima Dziobat.

 

 

Este foi o primeiro evento desta natureza realizado pelo Escritório Social. O público do evento foi estimado em 250 pessoas, sendo cerca de 60% composto por egressos homens e mulheres em todos os regimes de pena.

 

 

O diferencial do Escritório Social é o acolhimento, o suporte, para evitar a volta à mesma vida de antes, com o estereótipo de presidiário, com tornozeleira na perna. “Eles saem com apoio de toda forma, com documentação, orientação, encaminhamento de como recomeçar a vida, onde encontrar tratamento de saúde, como se cuidar”, completa a coordenadora.

 

 

 

 

Escritório Social - É um equipamento de gestão compartilhada entre os Poderes Judiciário e Executivo, responsável por realizar acolhimento e encaminhamentos das pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares para políticas públicas. O objetivo é articular uma política intersetorial e interinstitucional de inclusão social que se correlaciona e demanda iniciativas de diferentes políticas públicas estaduais e municipais, além de envolver sistemas e atores da sociedade civil.

 

 

 

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo