Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MEDIAÇÃO DO MPGO RESOLVE SITUAÇÃO FAMILIAR, COM DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOBRE CUIDADOS COM IDOSA MORADORA DE GOIÂNIA

quarta-feira, 22 de junho de 2022, 19h31

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio do Núcleo de Mediação para a Pessoa Idosa, realizou uma mediação familiar visando à redistribuição de responsabilidades sobre os cuidados com uma idosa, moradora de Goiânia. A atuação extrajudicial foi solicitada por uma das filhas da mulher, que relatou estar se sentindo sobrecarregada. 

A mediação foi feita pelos assistentes sociais Lorrainy Soares Souza e Reginaldo Estevão de Morais e as psicólogas Izabela Lima Pires Peixoto e Vitória Tavares Geron Abraão, da equipe do MP, em duas sessões presenciais no Espaço de Autocomposição do edifício-sede, em Goiânia. As reuniões tiveram a participação da idosa M., de seus cinco filhos e de sua neta.

Na primeira sessão, ocorrida no dia 2 de junho, todos da família tiveram o seu momento de fala. Assim, foram levantadas as necessidades da idosa em relação aos cuidados diários, sendo esses: redistribuição da divisão de tarefas, acompanhamento médico e ajuda financeira.

Já na segunda sessão, realizada no dia 14, a família apresentou, de forma harmônica e amistosa, propostas baseadas nas necessidades e desejos da idosa. Essas propostas possibilitaram um acordo que atendesse as necessidades de todos os interessados. 

Portanto, foi decidido em comum acordo pelas partes que:

  • A filha V. continuará responsável pela idosa durante a semana. Já os filhos R., L., R. e I. ficarão responsáveis por buscarem a idosa às sextas-feiras, retornando aos domingos. Durante os feriados, os filhos seguirão a ordem cronológica dos fins de semana, sendo intercalados, a fim de seguirem os cuidados.
  • A filha V. ficará responsável pelo acompanhamento médico do neurologista, que acontece de 6 em 6 meses, e também por tentar trocar o pedido de exame da hematologista, de alto custo, para que possa ser realizado pelo SUS.
  • A filha L. ficará responsável por concluir o tratamento de trombose após a realização do exame da hematologista.
  • Os filhos R., L., R. e I. e a neta A. disponibilizarão, cada um, o valor de R$ 200,00 mensais.

Ao fim da autocomposição, os mediadores ressaltaram para as partes os pontos positivos que encontraram durante as sessões. Foi destacado o carinho e afeto pela idosa, o compromisso nos cuidados e a boa relação entre eles. Além disso, evidenciaram a importância da mediação como um instrumento de cultura da paz.

Núcleo busca transformar relações no cuidado de vulneráveis

O Núcleo de Mediação para a Pessoa Idosa, criado através do projeto Mediação para Idosos, vinculado à 30ª e a 65ª Promotorias de Goiânia, atua sob uma perspectiva de atender as famílias com idosos em situação de risco e proporcionar o enfoque transformativo-reflexivo, o empoderamento dos envolvidos e a transformação das relações para cuidar do vulnerável.

O objetivo é diminuir o abandono da pessoa idosa em situação de risco ou vulnerabilidade social, por meio da conciliação e melhor relacionamento entre ela e sua família

Fonte: MPGO


topo