Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPSP - Projeto que integra idosos e adolescentes comemora primeiro ano em Franco da Rocha

terça-feira, 19 de julho de 2022, 13h47

Iniciativa estimula laços entre moradores de instituições e jovens em medida socioeducativa

18 JUL 22

 



No dia 8 de julho, a 1ª Promotoria de Justiça de Franco da Rocha celebrou o primeiro ano de implementação do Projeto Laços, iniciativa intergeracional que envolve residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), frequentadores do Centro Dia e adolescentes acolhidos que cumprem medida socioeducativa em meio aberto naquele município da Grande São Paulo. Na ocasião, foi realizada uma festa julina na ILPI “Renascer do Sol”, com todos os equipamentos e participantes do projeto para propiciar a integração entre todos os componentes do Laços.


O Projeto Laços, idealizado pela promotora de Justiça Bianca Reis D’Ávila Luchesi Farias, teve início em junho de 2020 visando à interação entre pessoas com idades diferentes e que se encontram em momentos distintos da vida, atendendo ao disposto no Estatuto do Idoso no sentido de viabilizar formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações.


Embora tenha iniciado suas atividades durante a pandemia da covid-19, o Projeto Laços desenvolve atividades lúdicas e sociais, respeitando as necessidades e peculiaridades de cada faixa de participante. Atualmente, com o arrefecimento da pandemia e avanço da vacinação, os grupos realizam encontros presenciais, com rodas de conversas, jogos, músicas e outras atividades.


Hoje, integram o Projeto Laços cinco adolescentes e uma criança acolhidos no Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes de Franco da Rocha, sete adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto e 40 idosos inseridos em instituições cadastradas junto ao município, além de frequentadores do Centro Dia.


O Projeto Laços é objeto de um Procedimento Administrativo de Acompanhamento em tramitação no MPSP.

 

FONTE: MPSP


topo