MPF - Em vídeos, especialistas da Saúde incentivam o reforço da vacinação contra covid-19 para idosos com 70 anos ou mais
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023, 14h56
Em campanha pelo reforço da vacinação contra a covid-19, especialistas em saúde estão gravando vídeos para redes sociais. O objetivo é melhorar os índices de vacinação na Paraíba, especialmente entre os idosos com 70 anos ou mais. São pessoas que precisam completar o esquema vacinal com o imunizante bivalente, que é eficaz contra duas variantes da ômicron. A iniciativa é um apoio aos órgãos gestores da saúde e tem a participação do Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) da Paraíba, do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e do Ministério Público de Contas (MPC).
Quatro médicos já gravaram vídeos falando sobre a importância do reforço com a vacina bivalente: na sexta foram o presidente em exercício do Conselho Regional de Medicina da Paraíba – CRM/PB, Antônio Henriques, e a médica Eveline Barros. Nesta segunda-feira (27) gravaram os médicos João Medeiros e Ítalo Kumamoto. Os vídeos estão disponíveis no canal do MPF/PB no Youtube.
Vídeo com o médico Antônio Henriques
Vídeo com a médica Eveline Barros
Vídeo com o médico João Medeiros
Vídeo com o médico Ítalo Kumamoto
Além da articulação com a classe médica, a PRDC realizará reunião online, na terça-feira (28), a partir das 8h30, com diversos agentes públicos para debater estratégias e somar esforços a fim de intensificar e estimular a vacinação contra a covid-19 em toda a Paraíba. É aguardada a participação de gestores de todo o estado, bem como com representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), até a quinta-feira (23) tinham sido distribuídas mais de 148 mil doses da vacina bivalente contra a covid-19 para atender a faixa etária a partir de 70 anos e a população indígena maior de 12 anos.
Fonte MPF