Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPAP. Na Embrapa, MP-AP divulga Campanha 'Leão Amigo' para ajudar crianças, adolescentes e idosos

segunda-feira, 24 de março de 2025, 12h10

Na manhã desta sexta-feira, 21, o Ministério Público do Amapá (MP-AP) esteve na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para divulgar a Campanha "Leão Amigo da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa". A iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e ações efetivas para pessoas carentes, já que os contribuintes podem ajudar destinando até 3% do Imposto de Renda (IR) devido para cada um dos Fundos: Infância e Adolescência (FIA) e dos Direitos do Idoso (FDI). 
 

A campanha conta com o apoio de várias instituições amigas e é coordenada pelos Centros de Apoio Operacionais da Ordem Tributária, Cidadania e da Infância e Juventude do MP-AP.
 

Os promotores de justiça João Paulo Furlan e Neuza Barbosa foram recebidos pelos servidores da Embrapa. Durante a palestra, também estavam presentes: Adalberto Azevedo Barbosa, chefe de administração da Embrapa; Paulo Silva, presidente da Associação dos Empregados da Embrapa Amapá; Daniela Gonzaga, do setor de comunicação e qualidade de vida; e Annelyese Schwamke, supervisora do Setor de Gestão de Pessoas. 
 

A servidora pública Daniela Gonzaga, do Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Amapá, destacou a importância de campanhas e palestras sobre qualidade de vida e arrecadações para entidades não governamentais que beneficiam a sociedade amapaense. 
 

"Com a palestra de hoje, eu descobri pela campanha coordenada pelo Ministério Público, como beneficiar diretamente a sociedade por meio de programas municipais e entidades não governamentais que atendem crianças, adolescentes e idosos, garantindo seus direitos fundamentais", afirmou Daniela Gonzaga.
  

O promotor de justiça e coordenador do CAO-Tributário, João Furlan, disse que a divulgação na Embrapa tem como objetivo principal conscientizar os contribuintes. 
 

"Nós estivemos hoje na Embrapa divulgando a Campanha para apresentar as possibilidades de destinação do IR devido para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, sem que isso gere qualquer custo adicional para o contribuinte. Obrigado a todos os servidores que participaram", agradeceu João Furlan. 
 

No Estado do Amapá e na capital, Macapá, os conselhos municipais e estaduais da criança, adolescente e pessoa idosa irão receber esses recursos.  A promotora de justiça Neuza Barbosa destacou a importância do MP-AP no desenvolvimento e acompanhamento de ações de defesa dos direitos das crianças, adolescentes e pessoas idosas para a garantia da justiça social. 
 

"Vamos acompanhar todo o processo com transparência e responsabilidade para que os recursos arrecadados, durante a campanha no Amapá, sejam utilizados corretamente para melhorar a vida das pessoas que mais precisam", concluiu a promotora. 

Fonte: MPAP


topo