MPAP. Na Conferência da Pessoa Idosa de Laranjal do Jari, servidores do MP-AP defendem enfrentamento da violência e abandono
terça-feira, 25 de março de 2025, 12h06

No município de Laranjal do Jari, servidores do Ministério Público do Amapá (MP-AP) palestraram na 3ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa sobre enfrentamento da violência e abandono. O encontro é preparatório para as etapas estadual e nacional, que abordará a temática “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação!”. A conferência municipal foi realizada nos dias 20 e 21, no auditório da Paróquia Santo Antônio.
No evento preparatório municipal foram debatidos 5 eixos, todos voltados para financiamento, direitos, proteção, qualidade de vida, políticas públicas para a pessoa idosa. O assessor da Promotoria de Laranjal do Jari, Adailson Flexa, e o analista ministerial, Andson Vilhena, fizeram a exposição no terceiro eixo, “Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa”, em que debateram o tema do ponto de vista ministerial e com base na realidade local.
Após a etapa municipal, será realizada a estadual, com as propostas de todos os municípios, prevista para ser realizada no terceiro bimestre de 2025, em seguida acontece a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CONADIPI), de 5 a 8 de novembro, em Brasília.
A conferência municipal reuniu representantes das gestões Estadual e Municipal, bem como da sociedade civil, garantindo um espaço amplo e democrático de reflexão, discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas públicas. O objetivo das conferências é promover a participação social e a proposição de ações para garantir o direito de envelhecimento digno e saudável, e com respeito.
Fonte: MPAP