MPSP. Projeto que aproxima idosos e jovens em Jundiaí é detalhado no MPSP+
segunda-feira, 05 de maio de 2025, 13h25
Bianca D'Ávila Luchesi revela pilares de iniciativa que supre lacuna do afeto.
As vantagens obtidas a partir da interação entre pessoas idosas e adolescentes em situação de vulnerabilidade foram listadas pela promotora Bianca D'Ávila Luchesi no MPSP+ que foi ao ar nesta segunda-feira (5/5). A entrevistada coordena, em Jundiaí, o Programa Laços, iniciativa que promove a aproximação entre moradores de instituições de longa permanência para idosos (ILPI) e jovens em medida socioeducativa. A intenção é fomentar o diálogo e o aprendizado mútuos entre pessoas de gerações diferentes.
Segundo Bianca, o projeto supre a necessidade de suporte emocional a idosos que muitas vezes são abandonados pelos próprios familiares. "Judicialmente, o promotor de Justiça não consegue fazer um filho tenha afeto por aquela pessoa que ele deixou na ILPI", afirma.
A promotora revela que o Laços remete à sua própria história, pois ela teve a vida marcada pela convivência próxima com os avós e sentiu como vidas podem ser transformadas a partir do contato entre pessoas de gerações e vivências diferentes.
Esta e as demais edições do MPSP+ estão disponíveis no canal da instituição no YouTube.
Fonte: MPSP