Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJAM. Estatuto da Pessoa Idosa e políticas públicas são tema de encontro do projeto “Bem Atender 60+”

quarta-feira, 10 de setembro de 2025, 12h55

 

O projeto é uma iniciativa da Ejud para capacitar os servidores do TJAM no melhor acolhimento e atendimento da população idosa.

Encontro do Projeto Bem Atender 60+, da Ejud

 

O Estatuto da Pessoa Idosa e políticas públicas para a terceira idade foram o tema do segundo encontro do projeto “Bem Atender 60+”, realizado na manhã desta terça-feira (09/09). A atividade aconteceu na sala de aula da Escola Judicial (Ejud), no 3.º andar do Fórum Ministro Henoch Reis, zona Centro-Sul de Manaus. 

 

O projeto é promovido pela Escola Judicial e tem como objetivo capacitar servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) e profissionais da rede de atendimento para o acolhimento humanizado da terceira idade, buscando a criação de uma cultura institucional que tenha como base a dignidade, os direitos humanos e o respeito à população idosa. 

 

A reunião contou com a participação de servidores e estagiários do TJAM, além de advogados, assistentes sociais e acadêmicos. A assistente social, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso e pró-reitora da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Kennya Marcia dos Santos, foi a responsável pela condução da formação.

 

Durante o encontro, Kennya ressaltou a importância da preparação para o processo de envelhecimento, levando em consideração o “aumento da expectativa de vida, o que significa que quando nós nos aposentarmos, ainda teremos de 20 a 30 anos pela frente. Precisamos que esses próximos anos sejam de qualidade, que seja uma vida proativa, com planos e sonhos. Quando a gente não cuida desse nosso próprio conceito de envelhecimento, acabamos prejudicando não só a população 60+ de hoje, como a vindoura”, declarou a assistente social.

 

Próximos encontros

O projeto “Bem Atender 60+” tem duração prevista até o mês de dezembro, com os próximos encontros sendo realizados de forma quinzenal, presencialmente, na sala de aula da Ejud no Fórum Henoch Reis. Confira abaixo a programação completa:

23/09: Tipos de Violência e Subnotificação;

14/10: Atendimento humanizado e escuta qualificada no Judiciário;

21/10: Morosidade processual e prioridade no atendimento à pessoa idosa;

04/11: Capacidade civil, tomada de decisão apoiada e curatela;

18/11: Saúde mental e sofrimento psíquico na velhice;

09/12: Rede de proteção e articulação interinstitucional.

 

Fonte: TJAM


topo