TJMA. Formação Digital em IA e Automações para a Magistratura 60+
segunda-feira, 15 de setembro de 2025, 12h23
Curso ofertado pela ESMAM e Comitê da Pessoa Idosa, traz conhecimento e práticas sobre o uso responsável, ético e eficiente da inteligência artificial (IA) no Judiciário.

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Atenção à Pessoa Idosa (CAPJAPI) e da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), está com inscrições abertas para o curso “Letramento Digital em Inteligência Artificial e Automações”, destinado exclusivamente a membros da magistratura com mais de 60 anos que desejam ampliar conhecimentos e práticas sobre o uso responsável, ético e eficiente da inteligência artificial (IA) no exercício de suas atividades.
As inscrições estão abertas no sistema acadêmico Tutor, de 15 a 21 de setembro, com aulas nos dias 1 e 2/10, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h; e 3/10 das 8h30 às 12h30, na sede da ESMAM.
O formador, juiz Rodrigo Otávio Terças Santos, coordenador do Sistema PJe, ressalta que a iniciativa atende às diretrizes da Resolução CNJ nº 615/2025, que estabelece normas para a implementação segura e ética da IA no Poder Judiciário brasileiro, destacando a importância da capacitação contínua e do letramento digital como pré-requisitos para o uso dessas tecnologias. “O propósito é tornar o trabalho mais ágil, eficiente e humano, colocando a tecnologia a serviço da Justiça e da cidadania”, reforça.
O curso oferece atividades práticas e acessíveis, que vão desde a compreensão básica do funcionamento da inteligência artificial, suas potencialidades e limitações, até a aplicação avançada da engenharia de prompts, com a criação de assistentes inteligentes capazes de apoiar diretamente a atividade jurisdicional.
Durante a formação, os participantes desenvolvem competências essenciais para a supervisão humana efetiva, mitigação de riscos e aplicação ética de modelos de linguagem de larga escala (LLMs) e sistemas de inteligência artificial generativa, conforme previsto nos artigos da Resolução.
A iniciativa reconhece o papel ativo e a importância da pessoa idosa no contexto do trabalho e promove a inclusão digital com foco na produtividade e autonomia no uso de sistemas eletrônicos e inteligência artificial (IA).
COMITÊ DE ATENÇÃO À PESSOA IDOSA
O Comitê de Atenção à Pessoa Idosa do TJMA atua permanentemente para assegurar os direitos, o acolhimento e o protagonismo das pessoas idosas no âmbito do Poder Judiciário. É coordenado pelo desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf e pelo desembargador aposentado José Bernardo Silva Rodrigues.
Para conhecer mais sobre as ações do Comitê, acesse o portal temático: tjma.jus.br/hotsite/idoso
SERVIÇO
CURSO LETRAMENTO DIGITAL EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E AUTOMAÇÃO
Para magistrados e magistradas (60+)
Inscrição: 15 a 21/9
Realização: 1 e 2/10 das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h e 3/10 das 8h30 às 12h30
Carga horária: 20 h/a
Modalidade: Presencial
Local: ESMAM
Formador: Juiz Rodrigo Otávio Terças
Fonte: TJMA