DIV. TRE-PI é contemplado pelo CNJ com o selo “Tribunal Amigo da Pessoa Idosa”
segunda-feira, 22 de setembro de 2025, 13h34

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) foi contemplado com o Selo “Tribunal Amigo da Pessoa Idosa”, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A honraria reconhece ações e práticas institucionais voltadas à valorização e ao respeito das pessoas idosas, em consonância com a Política Judiciária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
A entrega da certificação reforça o compromisso do TRE-PI em promover iniciativas que assegurem inclusão, acessibilidade e dignidade, tanto no atendimento aos cidadãos e cidadãs quanto na rotina de magistrados e magistradas, servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras.
O reconhecimento demonstra a preocupação da Justiça Eleitoral piauiense em alinhar suas práticas administrativas e jurisdicionais às diretrizes do CNJ, que estimulam o fortalecimento de políticas voltadas ao público idoso e a disseminação de uma cultura de respeito à longevidade.
Com a outorga do Selo, o TRE-PI soma-se a outros tribunais brasileiros que vêm investindo em projetos e estratégias institucionais para fomentar ambientes mais acessíveis, acolhedores e sensíveis às necessidades das pessoas idosas.

O Selo “Tribunal Amigo da Pessoa Idosa” é uma iniciativa do CNJ que reconhece os tribunais por suas boas práticas na promoção de um envelhecimento digno, acessível e respeitoso às pessoas idosas. A iniciativa visa estimular e divulgar ações que assegurem a inclusão, acessibilidade e dignidade no atendimento e na rotina de magistrados, magistradas, servidoras e servidores, alinhando as práticas judiciárias às diretrizes do CNJ para o público idoso.
FONTE: TRE-PI