Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPMA. SÃO LUÍS – Acolhimento institucional de pessoas idosas é discutido em seminário

quinta-feira, 30 de outubro de 2025, 13h17

Dispositivo de honra abriu o evento

 

Promovido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas e da Pessoa com Deficiência (CAO-PIPD) e pela Escola Superior do Ministério Público, foi aberto nesta quarta-feira, 29, no auditório do Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão, o seminário Acolhimento Institucional para as Pessoas Idosas do Maranhão. O objetivo é discutir a necessidade de fortalecimento da proteção aos direitos da pessoa idosa, diante do envelhecimento populacional e dos desafios enfrentados na promoção da dignidade, autonomia e bem-estar.

 

Membros e servidores do MPMA, representantes de entidades e de órgãos públicos e da sociedade civil participam do evento. A programação continua até sexta-feira, 31, com palestras, mesas-redondas e oficinas abordando a proteção e o acolhimento da pessoa idosa. O seminário conta, ainda, com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima) e da Rede Nacional de Direitos da Pessoa Idosa do Estado do Maranhão.

 

Antes das manifestações do dispositivo de honra, o coral Sesc Vozes da Sabedoria se apresentou sobre a regência do maestro Chico Newman. Durante a abertura, o coordenador do CAO-PIPD, promotor de justiça Alenilton Santos Júnior, destacou a necessidade da discussão sobre o acolhimento institucional. “Esse é um serviço em franca expansão no Brasil, mas, ao mesmo tempo, faltam vagas nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Então, o Ministério Público inspeciona e fiscaliza, mas nós estamos aqui também para discutir a política e oferecer ajuda para que esse serviço de acolhimento seja aperfeiçoado e cada vez mais qualificado no atendimento da população idosa”, disse.

 

Também compuseram o dispositivo de honra e se pronunciaram Glécio Sandro Silva (vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso – Cedima), Amparo Seibel (superintendente de Proteção Social Especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedes) e Rafael Lima (presidente da Associação Nacional de Gerontologia Seção Maranhão).

 

PALESTRA

A palestra de abertura “Envelhecimento, bem-estar e sabedoria” foi proferida pela médica geriatra, professora/doutora da Universidade Federal do Maranhão Jacira Serra.

 

Durante a exposição, a palestrante abordou temas como o envelhecimento populacional, as características do envelhecimento no Brasil, hábitos para um envelhecimento mais saudável, entre outros aspectos.  “Desde que o mundo é mundo, o envelhecimento é visto como algo a ser combatido, evitado, maquiado, indesejado. Está todo mundo atrás do elixir da longa vida. Só que seria importante as pessoas entenderem que o envelhecimento é um fenômeno de todo ser vivo. É irreversível. Então, o envelhecimento da população é um fenômeno global”, enfatizou.

 

A programação da manhã foi encerrada com a mesa-redonda “Qualificação para o atendimento da pessoa idosa e da pessoa com deficiência”, mediada pelo promotor de justiça Alenilton Santos Junior e que teve como debatedores Beatriz Carvalho (secretária-adjunta da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular – Sedihpop) e o médico geriatra Herberth Vera Cruz (presidente da Associação Brasileira de Alzheimer Seção Maranhão).

 

Fonte: MPMA


topo