Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJDFT: Juíza do TJDFT fala sobre idosos em Fórum Social Mundial

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021, 10h52

A juíza do TJDFT e coordenadora da Central Judicial do Idoso – CJI Monize Marques participa, como representante da CJI, do Fórum Social Mundial – População Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades. O evento online, que está sendo realizado nesta semana (25 a 29/1), é uma preparação para a III Assembleia Mundial sobre Envelhecimento, da ONU, que acontecerá em 2022.
 

A magistrada participará do painel “A tutela jurisdicional da pessoa idosa”,  no qual irá compartilhar a experiência da Central e refletir sobre o acesso dos idosos à ordem jurídica justa. Monize Marques é mestranda em Gerontologia e também juíza coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania - CEJUSC/Taguatinga e do CEJUSC/Águas Claras. O painel, que contará também com a participação de representantes dos tribunais de Justiça do RS e de SC,  poderá ser acompanhado pelo YouTube, na quinta-feira, 28/1, das 14h às 16h. Clique aqui para acessar o link de transmissão.
 

O Fórum, que está sendo sediado em Porto Alegre e tem como tema central “Um outro mundo é possível pós-Covid-19”, conta com atividades variadas, incluindo oficinas, seminários e palestras. A programação pode ser conferida clicando aqui.
 

Central Judicial do Idoso
 

A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do TJDFT, do Ministério Público do DF e da Defensoria Pública. Acolhe pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, do Distrito Federal, que tenham seus direitos ameaçados ou violados e que necessitem de orientação e atendimento na esfera da Justiça. 
 

Entre seus principais objetivos estão o de garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, prover a comunidade do DF de informações, promover a articulação com instituições para atendimento das demandas existentes e assessorar autoridades competentes.
 

Mesmo com o atendimento presencial suspenso diante do perigo de contágio pelo novo coronavírus, a Central Judicial do Idoso  segue com os atendimentos pelo telefone  3103-7609 e pelo e-mail centraljudicialdoidoso@tjdft.jus.br.

 

fonte: TJDFT


topo