MPPE/Caruaru: Caravana da Pessoa Idosa e Promotoria da Cidadania iniciam implantação de Protocolo de Enfrentamento da Violência ao Idoso
segunda-feira, 01 de março de 2021, 17h03
1º/03/2021
A Caravana da Pessoa Idosa esteve reunida na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em Caruaru, junto à 6ª Promotoria de Justiça da Cidadania, para tratar da implantação do Protocolo de Enfrentamento da Violência ao Idoso (PEVI), um dos projetos estratégicos do MPPE, no município. O encontro ocorreu no dia 18 de fevereiro.
O objetivo desta primeira reunião foi apresentar os contornos do projeto e sua perspectiva de atuação em rede e de criação de um núcleo de captação e triagem das denúncias relativas a violência contra a pessoa idosa com a definição prévia de um fluxo entre a rede municipal para otimizar o acompanhamento dos casos. As próximas ações previstas envolvem a sensibilização de outros órgãos da gestão, a exemplo da Saúde, e reuniões com a Procuradoria de Justiça municipal, além da Polícia Civil e Militar.
Participaram desta primeira reunião: a coordenadora do Programa da Caravana da Pessoa Idosa, Yélena Araújo; o promotor de Justiça local, Itapuan de Vasconcelos Sobral Filho; a analista em psicologia, Leilane Paixão; o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Carlos Eduardo Braga Farias; o secretário-executivo de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Yuri Francisco Ribeiro; e a gerente da proteção social especial, Tamires Lívia Lima da Silva.
O PEVI já foi executado em Jaboatão dos Guararapes, Garanhuns e Igarassu, e atualmente vem sendo desenvolvido em Caruaru e Olinda.
FONTE: MPPE