
Evento no Teatro da Faculdade de Medicina da USP terá programação científica voltada à saúde da população negra – Foto: Nappy/Unsplash
O Race.ID – Grupo de Pesquisa em Saúde da População Negra da Faculdade de Medicina (FM) da USP – promove nesta sexta-feira (10) e sábado (11) o 3º Simpósio de Pesquisa em Saúde da População Negra. O evento, gratuito, reunirá pesquisadoras e pesquisadores que fortalecem o campo da saúde da população negra para dialogar a partir de diferentes perspectivas e experiências. Esta edição terá como tema Métodos para Investigar Iniquidades Raciais e Implementar Políticas Públicas. As atividades acontecerão no Teatro da FM, na zona oeste de São Paulo.
A programação científica do simpósio está dividida em três eixos: pesquisas sobre integralidade e participação social para a saúde da população negra, pesquisas sobre equidade e universalidade para a saúde da população negra e perspectivas e avanços para a saúde da população negra. Cada eixo contará com mesas que receberão convidadas como Cida Bento, cofundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) e autora do livro O Pacto da Branquitude, a médica neurocirurgiã Diana Santana, pesquisadora de pós-doutorado da FM, e a epidemiologista premiada Janaína Calu, professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.
A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra será tema das duas conferências que compõem a programação. Na sexta-feira, a conferência será ministrada por Maria Inês da Silva Barbosa, pioneira nos estudos sobre a saúde da população negra no País e professora aposentada da Universidade Federal do Mato Grosso. Maria Inês também atuou na equipe do Fundo das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) Brasil, atualmente ONU Mulheres, foi assessora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e subsecretária de políticas de ações afirmativas da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), órgão que deu origem ao Ministério da Igualdade Racial.

Luís Eduardo Batista – Foto: CV Lattes
Já no sábado, Luís Eduardo Batista ministrará a conferência Avanços e Desafios na Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Luís Eduardo é mestre e doutor em Sociologia pela Unesp, com pós-doutorado pela Escola de Enfermagem (EE) da USP, e pesquisador do Instituto Adolfo Lutz. Criou, em 2003, a área técnica de saúde da população negra da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a qual coordenou durante oito anos. Atuou também como chefe da assessoria para equidade racial em saúde no Ministério da Saúde. Atualmente, participa do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Políticas Públicas de Saúde Mental do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Responsável por idealizar políticas pioneiras de equidade racial no Sistema Único de Saúde (SUS), Luís Eduardo será um dos homenageados no simpósio.
Todo o conteúdo da programação científica será disponibilizado posteriormente nos Anais do Simpósio. Para viabilizar a publicação, a organização está recebendo doações via Pix, a partir deste formulário on-line.
Além das mesas e conferências, haverá também atividades culturais no final de cada dia de evento. No primeiro dia, haverá uma batalha de slam com os MCs e arte-educadores Nalai, Fhrap e Ph Santos. No segundo dia, será a vez da performance ballroom com o coletivo Casa de Mandacaru.
Serviço
3º Simpósio de Pesquisa em Saúde da População Negra
Quando: dias 10 e 11 de outubro de 2025, a partir das 9h
Local: Teatro da Faculdade de Medicina da USP (Av. Dr. Arnaldo, 455, São Paulo – SP; próximo à estação Clínicas do metrô)
Mais informações no perfil do Race.ID no Instagram