Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Na próxima semana, Conferência Nacional LGBTQIA+ vai mobilizar 1.500 pessoas em Brasília (DF) para definir caminhos para novas políticas públicas

por F.T.

terça-feira, 21 de outubro de 2025, 14h41

Evento será realizado entre os dias 21 e 25 de outubro, e conta com a participação de organizações sociais, poder público, instituições, empresas e entidades internacionais

 
 

 

Com o objetivo de atuar na projeção da política pública à população LGBTQIA+ no Brasil, a 4º Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ tem previsão de reunir cerca de 1.500 pessoas no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). O evento será realizado entre os dias 21 e 25 de outubro e é parte de um processo de mobilização conferencial que, desde o início do ano, tem mobilizado 21 mil pessoas em 26 estados e no Distrito Federal, por meio de 150 atividades estaduais, regionais e livres.

 

Estão previstos painéis voltados para discussão dos eixos temáticos da conferência, grupos de trabalho, lançamentos e entregas governamentais, além de diversas atividades autogestionadas e uma aula magna.

 

Com o lema "Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+", a Conferência Nacional será um espaço de escuta ativa de todas as pessoas delegadas e de debates profundos acerca da política pública, apontando desafios e perspectivas.

 

Confira a programação completa aqui.

 

 

Etapa nacional

 

O processo conferencial realizado até o momento tem proposto diretrizes para a criação e a implementação de políticas públicas destinadas ao enfrentamento da discriminação e à promoção dos direitos humanos e da cidadania das pessoas LGBTQIA+; e contribuído para a criação do Plano Nacional de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania das Pessoas LGBTQIA+.

 

As etapas realizadas também têm se debruçado na ampliação e no aprofundamento de temas que se configuram como eixos norteadores, sendo eles: enfrentamento à violência LGBTQIA+; trabalho digno e geração de renda à população LGBTQIA+; interseccionalidade e internacionalização; e a institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.

 

Esses eixos serão a base de discussão da Conferência Nacional e, por meio de Grupos de Trabalho (GT) organizado em temáticas diversas, será produzido um conjunto de propostas que vão nortear o processo conferencial, sinalizando projeções no campo dos direitos humanos às pessoas LGBTQIA+.

 

 

Credenciamento

 

O credenciamento é obrigatório para todas as pessoas que participarão da Conferência, incluindo delegadas, convidadas e observadoras.

 

O pré-credenciamento das pessoas delegadas deve ser feito dentro do prazo regimental, por meio do ambiente virtual da Conferência Nacional.

 

Exclusivo para pessoas delegadas: realize seu pré-credenciamento aqui.

 

Já o credenciamento presencial será realizado no local da Conferência, na terça-feira (21), das 15h às 20h, e na quarta-feira (22), das 8h às 12h. Todas as pessoas deverão apresentar documento de identificação com foto e indicar quais Grupos de Trabalho desejam participar.

 

 

Edição: F.T.

Atendimento exclusivo à imprensa:

imprensa@mdh.gov.br

Assessoria de Comunicação Social do MDHC

(61) 2027-3538

Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.


topo