Governo realiza o I Seminário do Sistema Prisional da Paraíba sobre Direitos Humanos e Relacionalidade de Gênero
quarta-feira, 08 de março de 2023, 15h07
seminário é uma iniciativa muito oportuna, com esse espaço, essa voz às mulheres, trazer esse olhar da Secretaria para nossas demandas, trazer essa consciência porque aqui tem muitos colegas homens e aí eu acho que esse espaço do debate é muito propositivo, é um espaço de construção”.
Lucília Medeiros, policial penal lotada na cadeia de Mamanguape, classificou de suma importância o evento. “Não há diferença de gênero, há sim, uma igualdade de princípios e valores. Nós, mulheres, temos princípios e valores. Pelo o que foi apresentado hoje, estamos felizes, os espaços estão sendo abertos, ideias estão sendo criadas, sementes plantadas, para que adiante não aja essa divisão entre sexo e sim a união de trabalho, de garra, de luta”.
Da programação constaram as temáticas: É possível ter afeto sendo policial? - Oficina de escuta dos afetos e medos; Debate sobre os papéis de gênero, visando ressaltar a importância de discutir as questões relativas às representações e práticas sociais de gênero, dentro dos papéis assumidos pelos agentes de segurança pública, tendo por finalidade precípua, estabelecer novas relacionalidades que possam impactar no trabalho cotidiano das polícias e dos policiais penais.
Mesa I: A invenção da Mulher no Espaço Público: é possível dividir um espaço pensado para homens? (professora doutora Luziana Ramalho Ribeiro; Silnara Araújo Galdino, mestra em Psicologia da Saúde; Maísa Félix de Araújo, pós-graduada em Direito Penal e Processual Penal pela UEPB; Gabriela Carneiro Jácome, especialista em Violência de Gênero e Direitos Humanos pela Escola de Magistratura da Paraíba).
Mesa II: Quando elas falam do Sistema Prisional (Nayhara Hellena Pereira Andrade, doutoranda em Direitos Humanos pelo PPGCI/UFPB em cotutela com a Universitá degli Studi di Firenze/Itália; Andréa Arcoverde Cavalcanti Vaz, Juíza Auxiliar da Vara de Execução Penal de João Pessoa; Andrea Gomes de Sousa, pós-graduação em Gestão de Sistemas Prisionaispelo IBRA-FAMEV; Ivana Leite Ribeiro, mestra em Educação pela UFPB; Raissa Pereira de Araújo, pós-graduada em Gestão de Políticas Púbicas em Gênero e Raça pela UFPB; Simone Rodrigues Reis, pós-graduada em Segurança Pública e Cidadania pela Famev.
Fonte: SAP Paraíba