Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Práticas da Justiça Restaurativa são apresentadas aos servidores penitenciários de Ceres

quarta-feira, 08 de março de 2023, 15h08

 

Os servidores penitenciários da Unidade Prisional Regional (UPR) de Ceres, na região central do Estado, foram instruídos sobre a Justiça Restaurativa e participaram dos “círculos de construção da paz”, uma das metodologias da prática. O encontro, na terça-feira (7), teve a presença do juiz Decildo Ferreira Lopes, especialista nesta modalidade da execução penal.

 

Primeiramente, os servidores receberam uma apresentação, com orientações sobre o tema. Em seguida, participaram da metodologia dos círculos, que funcionam como rodas de conversas nas quais podem ser compartilhados relatos e experiências profissionais e pessoais. Os círculos são realizados com a ajuda de profissionais do Tribunal de Justiça de Goiás.

 

A UPR de Ceres pertence à 7ª Coordenação Regional Prisional. Este é o segundo destino do itinerário que o Núcleo de Justiça Restaurativa percorre em parceria com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária. O primeiro aconteceu em Goianésia, com o objetivo de disseminar aos servidores o conceito e as diretrizes que sustentam a Justiça Restaurativa, de forma que esta prática possa, gradativamente, fazer parte da rotina nas unidades prisionais do Estado. A ampliação das atividades de reintegração social é um dos passos para que isso aconteça.

 

No encontro estavam presentes o juiz de Execução Penal de Ceres, Leonisson Silva; o presidente da OAB (seccional Ceres), Luciano do Valle; a presidente do Conselho da Comunidade da Comarca de Rialma, Eduarda Miranda; o diretor da UPR de Ceres, Anderson Oliveira; além de agentes da Pastoral Carcerária.

 

 

Fonte: Policia Penal Goiás


topo