Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Apenados do Instituto Penal de Gravataí recebem curso de qualificação pessoal e profissional

terça-feira, 21 de março de 2023, 15h59

Apenados do Instituto Penal de Gravataí Santos e Medeiros (IPGSM), participaram de um curso de qualificação pessoal e profissional, realizado entre os dias 13 e 17 deste mês, o qual abordou temas relativos à retomada de vínculos familiares, relações interpessoais e incentivo ao empreendedorismo. 

 

A capacitação foi realizada por Rodrigo dos Santos Ramos, conhecido como Sabiah, egresso do sistema prisional, acadêmico de serviço social e fundador do projeto “Reciclando Vidas”, que tem como objetivo auxiliar no processo de ressocialização de apenados e egressos. O palestrante foi o único brasileiro selecionado para uma bolsa de estudos no programa Global Freedom Fellowship, que visa combater o preconceito contra pessoas egressas do sistema prisional. 

 

O fundador do projeto, a partir da sua experiência pessoal, estimulou os reeducandos de Gravataí a apostarem no empreendedorismo, aprimorarem sua comunicação oral e escrita, e a não desistirem diante das dificuldades que se apresentam quando retornam ao convívio social. “É preciso enxergar as oportunidades e se reinventar”, destaca Sabiah.

 

Segundo a diretora do IPGSM, Ana Carolina Mezzalira, “o curso promovido pelo estabelecimento prisional, em parceria com Rodrigo, está inserido na proposta da atual gestão, que visa estimular o trabalho e o estudo, fomentando também a reflexão crítica por parte dos apenados acerca das suas realidades e seus potenciais”.

 

A delegada da 10ª Região Penitenciária, Patricia Picolloto, enfatizou que ações como essa, tornam mais fácil o retorno dessas pessoas privadas de liberdade à nossa sociedade. “Nosso papel é de ser um elo com a sociedade civil e possibilitar que essas pessoas além de acreditarem em si, acreditem que é possível”.

 

Ao final do evento, realizou-se uma confraternização com a entrega de certificados aos 12 apenados que concluíram o curso, que contou com a participação do Conselho da Comunidade da cidade.

 

 

Fonte: Susepe RS


topo