Ação de Cidadania atende mais de 2 mil pessoas privadas de liberdade no estado de Mato Grosso
sexta-feira, 13 de junho de 2025, 16h40
Brasília/DF, 13/06/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizou a Ação de Cidadania beneficiando 2.150 pessoas privadas de liberdade em quatro unidades prisionais no estado do Mato Grosso. A ação realizada entre os dias 26 de maio e 6 de junho, teve o apoio do Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e a Secretaria de Estado de Justiça de Mato Grosso.
A iniciativa faz parte do Projeto Valoriza: Saúde em Foco, e promoveu atendimentos de saúde, vacinação, testagens rápidas para ISTs, coleta de exames para tuberculose e ações de educação em saúde a servidores e custodiados do Centro de Detenção de Pontes e Lacerda, Centro de Ressocialização de Várzea Grande, Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May e do Centro de Ressocialização Industrial Ahmennon Lemos Dantas.
Com Resultados expressivos, a ação contabilizou 8.605 testes rápidos realizados, 304 coletas para exames de tuberculose, 7.429 doses de vacinas aplicadas, 106 atendimentos médicos. Além da população privada de liberdade, a ação também contemplou os servidores penais, com atividades voltadas ao cuidado e valorização desses profissionais. Foram oferecidos atendimentos médicos, rodas de escuta terapêutica, sessões de massoterapia, auriculoterapia, fisioterapia, entre outros.
Para o coordenador de saúde da SENAPPEN, Kleber Carlos, iniciativas dessa natureza apoiam o desenvolvimento das políticas de saúde nas unidades federativas, fortalecendo o diálogo e o apoio da Senappen de maneira local. "A ação de saúde no Estado de Mato Grosso traz humanização nos atendimentos na sua totalidade, fornecendo plena dignidade ao privado de liberdade com todo o acolhimento necessário. Com essa atividade oferecemos a cada unidade assistida um perfil epidemiológico, visando o bem estar social do privado de liberdade e a promoção do seu direito à saúde", destaca.
Entre os atendimentos destinados aos servidores penais foram contabilizados 168 acolhimento de enfermagem realizados, 378 testes rápidos realizados para detecção de Ist´s, 46 atendimentos médicos especializados sendo, 44 participações em rodas de escuta terapêutica, 125 doses de imunizações administrados, 79 cortes de cabelos, 178 consultas nutricionais realizadas, 178 exames de bioimpedância realizados, 207 atendimentos de auriculoterapia realizados, 186 sessões de massoterapia, 186 sessões de ventosaterapia, 103 sessões de reflexologia, 86 sessões de fisioterapia, 86 sessões de Tok Sen.
“A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reafirmando seu compromisso com a saúde pública e a equidade, apoiou essa ação voltada para a atenção integral à saúde no sistema prisional. A iniciativa não apenas busca garantir o direito à saúde para pessoas privadas de liberdade, mas também valoriza e apoia os profissionais que atuam nesse ambiente, reconhecendo o papel essencial dos servidores penitenciários na promoção do bem-estar e da dignidade dentro do sistema penitenciário. Com um olhar ampliado para as necessidades de saúde no ambiente prisional, a ação incluiu atendimentos médicos, rodas de conversas, sessões de massoterapia e auriculoterapia, especialmente direcionadas aos servidores do sistema prisional. Essa iniciativa destaca a relevância de políticas públicas que contemplem tanto a população carcerária quanto os profissionais responsáveis por sua segurança e assistência. Investir na saúde dos servidores do sistema prisional é fundamental para construir um ambiente de trabalho mais equilibrado, sustentável e propício ao bem-estar, refletindo diretamente na qualidade de vida e na eficácia do desempenho de suas funções", afirmou o Coordenador do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Fiocruz, André Guerrero.
Sobre a Ação de Cidadania
Realizada no âmbito do Projeto Valoriza: Saúde em Foco, desenvolvido pela SENAPPEN em parceria com a Fiocruz, a ação reafirma o compromisso com a saúde e a dignidade das pessoas privadas de liberdade, contribuindo para um sistema penitenciário eficiente, capaz de promover os direitos constitucionais das pessoas presas, como o direito à saúde.
Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site www.projetovaloriza.com.br ou no perfil oficial no Instagram: @projeto.valoriza
Categoria
Justiça e Segurança
Fonte: SENAPPEN