Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

SENAPPEN participa da 1ª Cúpula Latino-Americana de Sistemas Penitenciários na Colômbia

sexta-feira, 14 de novembro de 2025, 12h29

Evento reúne delegações de diversos países em um espaço de diálogo voltado à troca de experiências e à promoção da segurança internacional

 

Cúpula.jpeg

 

Brasília/DF, 13/11/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) participa, entre os dias 10 e 14 de novembro, da 1ª Cúpula Latino-Americana de Sistemas Penitenciários, sediado em Bogotá, na Colômbia. O encontro tem como objetivo fortalecer as redes de colaboração entre os países participantes e desenvolver estratégias conjuntas que promovam sistemas penitenciários mais eficientes, humanos e seguros.

 

Com o tema central “Cooperação Estratégica e Evolução Penitenciária”, o evento reúne delegações de diversos países da América Latina em um espaço de diálogo voltado à troca de experiências e à promoção da justiça e da segurança internacional. O encontro também promove o intercâmbio de boas práticas na gestão penitenciária, fomenta a cooperação no combate ao crime organizado transnacional e estimula a articulação de ações conjuntas de capacitação entre os países participantes.

 

Cúpula (2).jpeg

 

O diretor de Políticas Penitenciárias da SENAPPEN, Sandro Abel Barradas, integrou a mesa de debate “Estratégias de Segurança Penitenciária”, ao lado de autoridades de outros países, para apresentar as práticas brasileiras. “Este é um momento importante de integração e avanço para a América Latina. A Colômbia exerce um papel fundamental ao promover esse espaço de troca de experiências sobre boas práticas e desafios comuns aos sistemas penitenciários da região”, afirma.

 

No último dia do evento, o diretor também participa da mesa temática “Reintegração Social”, que abordará políticas voltadas à educação, ao trabalho e à preparação para o retorno das pessoas privadas de liberdade à sociedade. A participação da SENAPPEN no evento fortalece o diálogo internacional, o intercâmbio técnico e o compartilhamento de informações como ferramentas essenciais para enfrentar desafios em comum dos países.

 

Liderada pelo Instituto Nacional Penitenciário e Carcerário (INPEC) da Colômbia, a Cúpula conta com representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Honduras, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai. O evento busca consolidar uma rede regional de cooperação penitenciária baseada em boas práticas e em estratégias conjuntas de segurança e reintegração social.

 

Fonte: SENAPPEN


topo