Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

50º Encontro Nacional CFESS-CRESS: evento lança novo cartaz e marcadores

segunda-feira, 11 de setembro de 2023, 14h45

Materiais celebram os 30 anos do Código de Ética da(o) Assistente Social.

 

Imagem mostra a mesa de abertura do evento, com palestrantes sentadas, a presidenta do CFESS falando ao microfone e duas mulheres em pé no púlpito à esquerda.

 

Em 2023, o Serviço Social brasileiro celebra os 30 anos do Código de Ética da(o) Assistente Social. Para comemorar, o CFESS lançou, nesta quinta-feira (7/9), o novo cartaz com os 11 princípios do Código de Ética, os marcadores de página com cada princípio e o vídeo especial dos 30 anos, gravado no triênio anterior, com uma conversa realizada pelo CFESS com as assistentes sociais e professoras que participaram da elaboração do Código, aprovado em 1993: Beatriz Paiva (UFSC), Lucia Barroco (PUC/SP), Marlise Vinagre (Uerj), Mione Apolinário e a assessora jurídica do CFESS Sylvia Terra. 

 

O material foi lançado pela presidenta do CFESS, Kelly Melatti, na mesa de abertura do 50º Encontro Nacional CFESS-CRESS, que ocorre em Brasília entre 7 e 10/9, realizado pelo CFESS e pelo CRESS-DF. “É fundamental celebrar 30 anos de um documento que, no trabalho profissional de assistentes sociais, é instrumento para subsidiar as ações na defesa de direitos, atribuição essencial de nossa profissão”, celebrou a conselheira. O novo material estará disponível em breve impresso para a categoria nos CRESS de todos os estados. 

 

O CFESS também lançou, em março, o selo alusivo aos 30 anos do documento, que vem sendo usado nos materiais e ações ao longo do ano, estimulando reflexões sobre o enfrentamento às opressões, explorações, discriminações e preconceitos, para deixar esta marca de identidade profissional, e reafirmar os compromissos com a democracia, com a liberdade e com a autonomia profissional.   


 
Conferência de abertura disponível nos canais do CFESS 

 
Após a mesa de abertura do 50º Encontro Nacional, que também contou com representação do CRESS-DF, da Abepss e da Enesso, a conferência de abertura “10 anos das Jornadas de Junho e os impactos para a classe trabalhadora” promoveu um importante debate com o professor da UERJ Felipe Demier e a assistente social e professora da UFRN Josiane Soares Santos.  
 
O professor Demier fez um resgate histórico das Jornadas de Junho de 2013, analisando criticamente os últimos 10 anos em face do contexto político brasileiro; os impactos desse cenário para a organização da classe trabalhadora e os desafios para os próximos anos. A assistente social e professora Josiane Soares trouxe reflexões sobre a reafirmação dos valores ético-políticos do Serviço Social brasileiro, localizando a categoria de assistentes sociais e o Conjunto CFESS-CRESS nesse debate e indicando os desafios para o triênio nas entidades. 

 

Imagem mostra as 4 pessoas sentadas compondo a mesa da conferência de abertura do evento, com o telão de led ao fundo e a professora Josiane Soares falando.

 

Fonte: Conselho Federal de Serviço Social. 


topo