Ministro dialoga com representantes dos fundos nacional e estaduais da assistência social
quarta-feira, 13 de setembro de 2023, 17h24
Gestores compartilham experiências em Encontro Nacional e debatem o fortalecimento do SUAS
Com o objetivo de fortalecer a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil, gestores públicos compartilham experiências de seus estados no Encontro Nacional de Integração do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e Fundos Estaduais de Assistência Social (FEAS). O evento teve início nesta terça-feira (12.09), em Brasília.
O titular do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, participou da abertura do encontro e destacou a importância dessa integração. “O fundo da assistência social passa agora também por uma reconstrução, e estamos trabalhando com bastante diálogo com os estados, os municípios e a sociedade civil”, afirmou.
Conferências estaduais
A presidente do Fórum Nacional de Secretários (as) de Estado da Assistência Social (Fonseas), Cynthia Grillo, destacou o empenho em prol da assistência. “Reunimos nossas forças para garantir atenção especializada àquelas pessoas que esperam dos segmentos públicos. Ainda há gente, como cada um de nós aqui, que lutava para que esse sistema se mantivesse”, concluiu. O Encontro Nacional de Integração será encerrado na quarta-feira (13).
Também secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo, Cynthia Grillo foi recebida pelo ministro Wellington Dias após a abertura do encontro para tratarem sobre a Conferência de Assistência Social do estado, prevista para outubro, além de outras agendas do Plano Brasil Sem Fome, com participação do Fonseas.
O ministro afirmou que o MDS vai marcar presença nas conferências estaduais e em um encontro no Rio Grande do Sul, em novembro, organizado pelo Fonseas, para tratar a pauta do Plano Brasil Sem Fome. “O objetivo é fortalecer o SUAS, fortalecer todas as políticas voltadas para tirar o Brasil do mapa da fome e, cada vez mais, reduzir a pobreza com dignidade para quem precisa”, observou Wellington Dias.
O titular do MDS também destacou a perseverança da rede. “Quero agradecer a toda rede do Fonseas pela forma firme com que defendeu esse sistema brasileiro. Tenho muita segurança de que estamos mais fortalecidos e, claro, com uma missão de cuidar do Brasil, da área talvez mais desafiadora, mas com o apoio do presidente Lula, integrado com governadores e governadoras, com municípios e sociedade civil”, registrou.