Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Rede Nacional de Consórcios Públicos e MDS se unem para fortalecer assistência social

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024, 20h08

Entidade reúne associações de municípios que trabalham de forma conjunta, otimizando recursos e aumentando a eficiência dos trabalhos.

 

WhatsApp Image 2024-01-11 at 19.06.19 (1).jpeg

 

O presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges, entregou ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, uma carta com as principais ações da entidade relacionadas à área da assistência social.

 

A carta destaca o papel dos consórcios como potencial ferramenta de planejamento e execução regionalizada das ações do MDS. A reunião foi realizada nesta quinta-feira (11.01), em Brasília.

 

"A partir das experiências e dos projetos apresentados, podemos trabalhar juntos, com nossas áreas técnicas. A Rede Nacional de Consórcios Públicos integra um conjunto de gestores que atuam também na área de qualificação, com os quais podemos trabalhar juntos e aproveitar as experiências de gestão", destacou o ministro Wellington Dias.

 

Os consórcios públicos são associações de municípios que se unem para prestar serviços de forma conjunta, otimizando recursos e aumentando a eficiência dos trabalhos. 

 

O presidente da entidade representativa dos municípios apresentou as principais ações que estão sendo desenvolvidas pelos consórcios públicos no âmbito da assistência social em todo o país.

 

Victor Borges ressaltou o potencial da parceria para fortalecer a área por meio da cooperação com o MDS. "Os consórcios públicos têm um papel importante a desempenhar na assistência social", afirmou. "A parceria com o Ministério vai permitir ampliarmos nosso alcance e impactar ainda mais vidas", concluiu.

 

Rede de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferta de cursos de qualificação profissional para população de baixa renda, combate à fome e à miséria e acolhimento de catadores de resíduos sólidos foram temas debatidos na reunião.

 

Este ano é o ano do G20. Vamos ter plenárias sobre vários temas, em várias regiões do Brasil. O MDS vai coordenar a temática da fome e da pobreza como parte da aliança global que o presidente Lula quer celebrar em novembro, na cúpula do G20. Queremos contar com o apoio dos consórcios para trabalharmos juntos nesses temas”, completou Wellington Dias.

 

A reunião contou também com a presença dos secretários nacional de Assistência Social, André Quintão, e de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton.

 

Fonte: Governo Federal. 


topo