Adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional ultrapassa 1,5 mil municípios
quinta-feira, 06 de março de 2025, 17h40
Foi publicada, nesta quinta-feira (06.03), a Resolução nº 3/2025, com a adesão de mais 8 municípios, totalizando 1506 municípios no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A publicação complementa a Resolução nº 2/2025, de adesão dos municípios ao sistema.
Por meio do apoio do Sisan, os municípios podem ter acesso a programas e políticas públicas direcionadas, além de aumentarem o controle social sobre as ações governamentais. A adesão ao sistema também possibilita orientação técnica e formação para os gestores e atores envolvidos.
O sistema permite a elaboração e articulação de políticas de segurança alimentar e nutricional em âmbito nacional, estadual e municipal, além de incentivar a participação social e um monitoramento efetivo para direcionar as políticas aos públicos prioritários.
De acordo com a diretora de Combate à Fome e Gestão do Sisan, Luiza Trabuco, um dos resultados mais importantes da história do sistema foram as 24,4 milhões de pessoas que saíram da insegurança alimentar severa no ano de 2023.