MDS assina acordo com ministérios para qualificar cozinhas solidárias e promover dignidade à população em situação de rua
quarta-feira, 23 de abril de 2025, 12h49
"A nossa prioridade com a população de rua começa a partir da garantia da alimentação. Hoje, estamos dando novos passos, com a criação de oito Cozinhas Solidárias adicionais para atender esse público, além da priorização do Minha Casa, Minha Vida, que permite uma moradia digna”. A afirmação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) foi feita no dia 22 de março, durante a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre MDS, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em Brasília.
O documento tem como objetivo apoiar, equipar e qualificar oito cozinhas solidárias geridas por movimentos de populações em situação de rua e catadores autônomos, com a ampliação de perspectivas de geração de trabalho e renda para a construção de experiências de referência de boas práticas. Os locais contemplados são Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Boa Vista(RR) e Antônio Carlos (SC). A Fundação Banco do Brasil e o Instituto In Rua assinaram um acordo para equipar essas tecnologias sociais que fazem parte do ACT.
Para o titular do MDS, as pessoas que se encontram em situação de rua precisam de acolhimento e da garantia de segurança alimentar e nutricional. “A partir deste ato já vamos poder qualificar as cozinhas e oferecer as refeições para esses brasileiros em vulnerabilidade”, explicou. “Também teremos a integração com o Minha Casa, Minha Vida, como prioridade para levar essas políticas à população em situação de rua”, detalhou.
Além disso, Wellington Dias salientou o trabalho conjunto. “É importante uma articulação maior junto ao parlamento, para garantirmos os recursos públicos necessários para a política ‘Rua Visível’, para buscar alcançar a perspectiva de uma Cozinha Solidária, em cada um dos 27 estados, com estrutura para fornecer refeições para a população em situação de rua. A prioridade das prioridades do Brasil, na área social, é cuidar da população em situação de rua”, comentou.