Brasil vai sediar a 5ª Conferência Global 'One Planet' entre 27 e 29 de maio
terça-feira, 13 de maio de 2025, 15h52
As mudanças climáticas têm impactado na segurança alimentar e nutricional, contribuindo para a escassez hídrica e a instabilidade na geração de energia. Os efeitos acarretam a perda de vidas e afetam o bem-estar de famílias em todos os países. Nesse contexto, especialistas, representantes de governos, setor privado e organizações da sociedade civil reúnem-se, entre 27 e 29 de maio, para debater soluções para a transformação de sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis para as pessoas e o planeta.
Os diálogos ocorrerão durante a 5ª Conferência Global 'One Planet', do Programa de Sistemas Alimentares Sustentáveis. O Programa SFS é uma parceria multissetorial com o objetivo de acelerar a transformação para padrões sustentáveis de produção até o consumo de alimentos. Em 2025, a conferência busca inspirar e encorajar formuladores de políticas públicas a tomar decisões em fóruns políticos como a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em Belém, em novembro deste ano.
Nessa edição, realizada no Brasil, o evento é organizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e co-liderado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, pelo Gabinete Federal de Agricultura da Suíça (FOAG) e pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outros.
Ao mesmo tempo em que são impactados pelas mudanças climáticas, no Brasil, os sistemas alimentares também são responsáveis por até 37% das emissões de gases de efeito estufa, das quais a pecuária representa entre 12% e 19% do total. Além disso, a combinação do crescimento populacional global e das mudanças nos padrões alimentares provavelmente aumentará a demanda por alimentos em 56% entre 2010 e 2050.