Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MDS fortalece Política de Cuidados com adesão a programa de governança e inteligência de dados

quarta-feira, 25 de junho de 2025, 15h00

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Cuidados e Família (SNCF), participou, no dia 24 de junho, do lançamento do Programa Nacional de Inteligência e Governança Estatística e Geocientífica para Políticas Públicas Preditivas (PNIGEG). O evento ocorreu no auditório do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em Brasília.

 

Fotos: André Oliveira - MDS

 

O protocolo de intenções firmado entre o MDS, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Serpro tem como foco fortalecer a Política Nacional de Cuidados. A iniciativa permitirá a produção de estudos e projeções estatísticas, com metodologias de análise de dados e georreferenciamento, voltadas ao planejamento de ações que fortaleçam o cuidado no Brasil.

 

O ministro interino do MDS, Osmar Júnior, participou do lançamento e destacou a relevância da iniciativa. “Nós estamos falando de milhões de pessoas. Pessoas que recebem cuidados, pessoas que prestam cuidados, pessoas que, ao longo do tempo, viveram sob a responsabilidade das famílias. Nós temos políticas sendo estabelecidas para nossa juventude, para os idosos, para toda a sociedade a todo momento. Portanto, é uma responsabilidade do Estado”, afirmou Osmar.
 

Com a adesão do MDS ao PNIGEG, a SNCF terá acesso a metodologias e plataformas que possibilitam visualizar cenários futuros que podem ajudar a compreender, por exemplo, como a ampliação das políticas de cuidado pode impactar positivamente na participação das mulheres no mercado de trabalho, na renda das famílias, na arrecadação previdenciária e na redução da pobreza.

 

Fonte: Governo Federal.


topo