Governo de MT leva projeto de agricultura familiar à indígenas warao em situação de vulnerabilidade
segunda-feira, 04 de agosto de 2025, 16h09
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT) e a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT), realizou, no dia 1º de agosto, uma ação social voltada à população indígena venezuelana da etnia Warao, na região do Pequizeiro, em Cuiabá.
![]()
O objetivo é iniciar a implantação de um programa de incentivo à produção rural voltado para as necessidades reais dessas famílias, promovendo não apenas o sustento, mas também a geração de renda por meio da agricultura familiar, do artesanato e da criação de animais.
A iniciativa faz parte dos esforços do Governo de Mato Grosso para garantir inclusão, cidadania e autonomia às famílias indígenas em situação de vulnerabilidade. A ação foi acompanhada pela secretária adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf), Juliane Maciel, que destacou a importância de atender as demandas específicas das famílias Warao, respeitando suas culturas e realidades.
Durante a ação, foram realizados cadastros das famílias interessadas e levantadas informações sobre a documentação e condições de moradia dos grupos. Entre os atendidos, está a cacica Hernaida Rivero Estrella, que vive com as outras famílias há oito meses no terreno cedido, vê na proposta uma oportunidade de recomeço com dignidade.
Ela também compartilhou que sua família já iniciou algumas plantações, como mandioca, banana e coco. A esperança é de que, com apoio técnico e estrutura adequada, possam ampliar a produção e até gerar renda com a venda dos produtos.