Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

A 14ª Conferência Nacional contará com Atividades Autogestionadas em sua programação

terça-feira, 05 de agosto de 2025, 14h31

As Atividades Autogestionadas, sua primeira edição foi em 2023 na 13ª Conferência Nacional de Assistência Social. Essas atividades estarão novamente na programação da 14ª Conferência Nacional, marcada para dezembro de 2025. Inspirado pela avaliação positiva da experiência anterior — em que mais de 70% das pessoas participantes classificaram as atividades como “ótimas” ou “boas” —, o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) mantém esse espaço fundamental de construção coletiva.

 

 

Com caráter não deliberativo e voltadas ao fortalecimento político de grupos organizados em articulação com o SUAS, as atividades ocorrerão no dia 6 de dezembro de 2025, das 14h às 17h30, antecedendo a cerimônia de abertura da conferência. O objetivo é fomentar debates e agendas estratégicas alinhadas ao tema da 14ª Conferência: “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.

 

As atividades podem assumir diversos formatos — rodas de conversa, oficinas, painéis, vivências e outros — e devem estar relacionadas a pelo menos um dos cinco eixos temáticos da conferência, como a universalização do SUAS, inovação na gestão descentralizada, fortalecimento da proteção social, participação democrática e cofinanciamento sustentável.

 

A organização das atividades autogestionadas é de total responsabilidade das instituições proponentes, que devem arcar com todos os custos relacionados à sua realização, incluindo logística, materiais e deslocamentos. O CNAS, por sua vez, disponibilizará até 12 salas com diferentes capacidades e infraestrutura básica, respeitando a ordem e viabilidade das inscrições homologadas.

 

Esse espaço de expressão e articulação reafirma o compromisso com a diversidade, o diálogo democrático e a mobilização dos diferentes sujeitos do SUAS. Um momento único para construir coletivamente os caminhos da assistência social no Brasil.

 

Fonte: CNAS.


topo