Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Com adesão recorde, municípios de MT iniciam capacitação do Selo Unicef 2025/2028

quarta-feira, 27 de agosto de 2025, 11h42

Com a adesão de 112 municípios de Mato Grosso, a edição 2025/2028 do Selo Unicef alcança a maior participação desde o lançamento da iniciativa, em 2009. Para orientar sobre a metodologia do programa e auxiliar os gestores e técnicos das prefeituras nas atividades a serem implementadas, teve início, no dia 26 de agossto, o 1º Ciclo de Capacitações Presenciais do Selo Unicef  2025/2028. O evento, que conta com o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), em Cuiabá.

 

 

Os municípios que aderiram ao Selo foram divididos em duas turmas, cada uma composta por representantes de 56 cidades. Participam da capacitação cerca de 120 pessoas, entre mobilizadores, articuladores, e presidentes dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. O treinamento terá continuidade com representantes dos demais municípios.

 

As capacitações têm como objetivo fortalecer a construção de políticas públicas eficazes nas áreas de saúde, educação, assistência social, proteção contra violências e resiliência climática. O processo formativo dedica atenção especial à promoção da equidade étnico-racial, assegurando que crianças indígenas, quilombolas e aquelas em situação de maior vulnerabilidade sejam plenamente contempladas nas ações e serviços ofertados.

 

Parceiros estratégicos – Além da  AMM, o Selo UNICEF conta com a parceria estratégica de Federação Matogrossense das Associações de Moradores de Bairros (FEMAB), Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso (APDM-MT), Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Mato Grosso (Cogemas), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso (CEDCA-MT) Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT), Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) e Governo do Estado.

 

Fonte: AMM MT.


topo