Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Com presença de Lula, Aliança Global instala mecanismo executivo e avalia avanços contra a fome e a pobreza

segunda-feira, 13 de outubro de 2025, 12h56

Instalar o Mecanismo de Suporte da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, avaliar progressos e definir os próximos passos. Esses foram alguns dos principais pontos abordados, no dia 13 de outubro, na Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global, na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, na Itália. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e dos copresidentes do Brasil e da Espanha do Conselho, Wellington Dias e Eva Granados, entre outras autoridades.

 

 

 

O titular do MDS apresentou números que dimensionam o desafio de acabar com a fome. “Em 2023, o mundo contava com 735 milhões de pessoas na fome. Em 2024, houve uma redução leve para 673 milhões de pessoas. Um sinal de que, com empenho, apoio financeiro e conhecimento, podemos muito mais", revelou. 

 

A Aliança, que em menos de um ano  já reúne 201 membros – 105 países e 96 organizações –, tem metas ambiciosas para 2030, como alcançar 500 milhões de pessoas com transferências de renda e atender 150 milhões de crianças a mais com alimentação escolar de alta qualidade.
 

A instância apoiará a implementação de programas nacionais, facilitando parcerias, troca de conhecimentos – como as experiências brasileiras do Bolsa Família e da alimentação escolar – e apoio financeiro.

 

A Aliança Global prepara a primeira Reunião de Líderes, que será realizada em Doha, no Catar, em 3 de novembro, à margem da Segunda Cúpula de Desenvolvimento Social das Nações Unidas.  O encontro deve revisar o progresso global em relação aos objetivos da Aliança, destacar as conquistas alcançadas no último ano, definir diretrizes estratégicas para os países membros e abrir espaço para novos compromissos no combate à fome e à pobreza.

O Conselho de Campeões, copresidido pelo Brasil e pela Espanha e integrado por até 50 membros de alto nível, tem a função de orientar as ações da Aliança e influenciar a tomada de decisões nas instituições associadas. A primeira reunião do Conselho ocorreu em fevereiro de 2025, às margens da 48ª Junta do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

 

Fonte: Governo Federal.


topo