Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Municípios de MT devem ampliar atendimento na saúde para garantir recursos do Bolsa Família

terça-feira, 04 de novembro de 2025, 16h08

O cumprimento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família é fundamental para que os municípios assegurem o repasse dos recursos federais destinados à gestão do programa. Em Mato Grosso, 478.496 beneficiários devem ser monitorados pelas equipes municipais, com a meta de alcançar mais de 80% de cobertura, retomando o índice registrado em 2019. O período de acompanhamento do segundo semestre de 2025 segue até 31 de dezembro. O objetivo é promover a saúde preventiva e o acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade.

 

Imagem da Noticia - Municípios de MT devem ampliar atendimento na saúde para garantir recursos do Bolsa Família

 

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/MT), está mobilizando e alertando os municípios sobre a importância de fazer o acompanhamento adequado das famílias e assegurar o repasse dos recursos.

 

As principais condicionalidades avaliadas pelo programa são: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças menores de 7 anos, atualização do cartão de vacinação de crianças até 7 anos e acompanhamento pré-natal das gestantes.

 

Conforme levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), 17 municípios do estado estão com cobertura abaixo dos 40%, considerado o percentual mínimo necessário para o recebimento dos recursos federais.

 

O monitoramento tem papel estratégico na melhoria da nutrição, do crescimento, do desenvolvimento e da cobertura vacinal das crianças, incluindo aquelas pertencentes a famílias indígenas e quilombolas. Gestantes também devem realizar todas as consultas de pré-natal, garantindo uma gestação saudável e segura.

 

Além de proteger a saúde das famílias, o aumento da cobertura das condicionalidades impacta diretamente no repasse financeiro federal, fortalecendo a gestão municipal do Bolsa Família.

 

Fonte: AMM MT.


topo