MDS lança caderno para fortalecer o Sisan
quinta-feira, 13 de novembro de 2025, 17h10
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome (SECF) e da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan Nacional), lançou, no dia 13 de novembro, o caderno “Ciclo de Diálogos Federativos do Sisan 2023-2024: reaproximando gestores nacionais, estaduais e municipais”.

A publicação reúne reflexões das doze primeiras oficinas técnicas realizadas no âmbito do Ciclo de Diálogos Federativos do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O caderno é estruturado a partir de oficinas técnicas em ambiente virtual, voltadas à consolidação das pactuações governamentais e ao estímulo da participação social.
O propósito é estreitar os vínculos federativos com estados e municípios, promovendo a consolidação de um Sisan ativo nos territórios, com instâncias fortalecidas e diálogo permanente entre as esferas de governo.
A iniciativa faz parte das ações implementadas desde 2023, para retomar a agenda federal de combate à fome e promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), com base na revitalização do Sisan. O documento traz uma contextualização histórica sobre a governança do Sistema e, na sequência, está organizado em quatro capítulos.
Os diversos capítulos abordam temas como a estruturação e o fortalecimento das instâncias estaduais e municipais, a elaboração dos Planos de SAN e os desafios e possibilidades identificados nos diálogos interfederativos. Além disso, tratam do processo e os critérios de adesão ao Sistema, incluindo a relação com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a atualização das orientações voltadas à entrada dos entes federativos.