Programa Acredita no Primeiro Passo será apresentado a países do Mercosul
segunda-feira, 24 de novembro de 2025, 16h30
O Programa Acredita no Primeiro Passo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), será apresentado, na próxima quinta-feira (27.11), como uma boa prática de inclusão social a representantes e autoridades da América do Sul, durante Seminário Internacional sobre os Desafios da Proteção Social no Mercosul. O evento, aberto ao público e com entrada franca, ocorre em Brasília.

O programa, lançado em 2024, tem como propósito mobilizar oportunidades para pessoas em vulnerabilidade social com geração de trabalho e renda, a partir de três eixos: acesso ao emprego, qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo. Desde que foi criado, se consolidou como uma das mais inovadoras e abrangentes políticas públicas de inclusão socioeconômica do Brasil. Em um ano, a iniciativa registrou mais de 169 mil operações de microcrédito, totalizando um repasse superior a R$ 1,5 bilhão para famílias inscritas no Cadastro Único em um ano.
Reconhecido por organismos internacionais como o Banco Mundial, BID, G20 Social e a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, o Acredita tem se consolidado como referência em políticas de inclusão produtiva e inovação social. A metodologia de articulação entre políticas públicas, empresas e território tem despertado interesse de governos e instituições em diferentes países, posicionando o Brasil na agenda da inclusão socioeconômica.
O fortalecimento das estratégias de inclusão socioeconômica no bloco, com foco na redução das desigualdades e na ampliação das oportunidades de trabalho e renda foi proposto como tema central da XLVI Reunião de ministros e autoridades de Desenvolvimento Social do Mercosul (RMADS) .