Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Falha de segurança no Bluetooth permite que cibercriminosos roubem dados de celulares

sexta-feira, 01 de dezembro de 2023, 13h23

Especialistas de cibersegurança da Eurecom identificaram duas novas vulnerabilidades no Bluetooth que podem ser exploradas por hackers para roubar informações sensíveis do dispositivo. Segundo informações, o problema está presente em aparelhos equipados com as versões 4.2 ou posteriores do Bluetooth, alcançando até a v5.4 da tecnologia.

 

Os pesquisadores da empresa demonstraram através de um relatório seis maneiras de explorar essa vulnerabilidade em aparelhos que suportam o Bluetooth. A análise foi chamada de "BLUFFS" confirmando o método é capaz de "quebrar o sigilo das sessões Bluetooth, permitindo a falsificação de dispositivos e ataques man-in-the-middle (MitM)".

 

A vulnerabilidade foi identificada com o código CVE-2023-24023 e, conforme explicam os pesquisadores, acontece por meio de um ataque de força bruta no qual o invasor tenta adivinhar repetidamente a chave de segurança da conexão. Para que isso possa ser feito, o aparelho é induzido a adotar uma sequência mais simples e fácil de ser violada.

 

Assim, o hacker consegue interceptar os dados de duas maneiras: capturando os dados trocados entre o aparelho de origem e o destinatário ou, em alguns casos, se passando pelo receptor para que as informações sejam erroneamente desviadas. Dessa forma, o cibercriminoso consegue roubar documentos, imagens e qualquer mídia transferida.

 

Falha de segurança na conectividade Bluetooth. | Imagem: Reprodução.

 

Ainda não há nenhuma maneira de se proteger contra essa brecha, exceto desligar o Bluetooth, algo que pode ser um incômodo para quem depende dessa tecnologia para compartilhar aquivos entre o celular e o PC, por exemplo.

 

Fonte: tudocelular


topo