Golpe faz vítimas ao cobrar falsa taxa de cartão de crédito e empréstimo | Detetive TC
quarta-feira, 22 de janeiro de 2025, 16h28
Com o passar do tempo, os cibercriminosos passam a aplicar novamente ou atualizar golpes disseminados no passado, com o objetivo de fazer mais vítimas ao roubar dinheiro e dados pessoais dela.
Depois de abordar um que explora Fake News sobre imposto no Pix e outro que finge ser o Detran ou “contas verificadas”, o Detetive TudoCelular agora aborda outra fraude que simula uma falsa taxa para cartão de crédito ou empréstimo pessoal. Veja os detalhes nesta coluna.
O alerta desse golpe veio mais recentemente do Nubank. De acordo com a fintech, usuários têm recebido mensagens em e-mail, SMS e WhatsApp, bem como chamadas de voz ou abordagem pessoalmente.
Os criminosos simulam ser o seu gerente ou outro representante do banco, ao prometer que você pode ter um cartão de crédito, mais limite no seu já existente ou contrair um empréstimo, mediante o pagamento de uma suposta taxa.
Na maioria dos casos, esse pagamento acontece virtualmente, com transferência direta para a conta do golpista. No entanto, na fraude presencial, podem sugerir que um motoboy vá até você receber esse pagamento e entregar o falso cartão de crédito.
Uma das técnicas mais utilizadas neste tipo de golpe é a chamada “engenharia social”. O Detetive TC chegou a abordar isso em algumas colunas anteriores. Ela consiste em um tipo de manipulação psicológica que os golpistas fazem, ao personalizar a fraude com conteúdo que possa convencer mais facilmente a potencial vítima.
Na prática, o criminoso inventa uma narrativa ou um cenário inexistente, com alguns dados da vítima ou simulação de dinheiro rápido ou mais limite, para conquistar a confiança da pessoa.
Dentro dessa aplicação da engenharia social, mais especificamente em casos financeiros, outro método está em usar expressões técnicas típicas de instituições do segmento ou operadoras de cartão, bem como logos similares aos originais, para conceder maior veracidade.
Este não é um golpe novo, apesar de passar por essas adaptações no conteúdo ao longo do tempo, com a exploração de outros tipos de tecnologia ou narrativa, como é o caso da já mencionada engenharia social.
Em setembro de 2023, o site Jusbrasil chegou a publicar um artigo – assinado pela advogada Gabriela Albuquerque – que aborda a existência crescente desse tipo de golpe e o esclarecimento legal para o caso.
A especialista explica que o Banco Central proíbe qualquer cobrança de taxa para liberação de empréstimo pessoal. Além disso, no caso do crédito, o contrato engloba qualquer tarifa, juros ou encargos como parte da parcela paga pelo cliente, e não um pagamento prévio ou separado.
Como é possível evitar cair nesse tipo de fraude? Uma das dicas principais está em se atentar quando receber qualquer oferta sobre cartão em SMS, WhatsApp ou redes sociais. Isso porque as instituições financeiras não costumam oferecer qualquer serviço por esses meios.
Vale também se atentar a e-mails suspeitos com qualquer pedido de pagamento do cartão de crédito. Antes de clicar em links ou fazer qualquer tipo de pagamento, vale verificar pelos canais oficiais da financeira – como telefone ou chat do aplicativo – para confirmar se é procedente ou não o contato.
A depender da linguagem utilizada no e-mail, já pode descobrir de imediato sobre se tratar de uma tentativa de golpe. Isso porque os cibercriminosos costumam ser alarmistas em relação a ofertas que valem apenas para pagamento imediato, ou com a promessa de dinheiro na sua conta.
Por último, o principal é ter em mente que não existe qualquer taxa cobrada por bancos ou fintechs para liberação de cartão de crédito ou na hora de fornecer algum empréstimo ao cliente.
FONTE: TUDO CELULAR