Homem suspeito de fazer apologia ao nazismo pela internet é preso
segunda-feira, 03 de março de 2025, 13h13
Um homem, de 21 anos, suspeito de fazer apologia ao nazismo nas redes sociais e e-mails, foi preso temporariamente, nesta quarta-feira (26), na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. O nome dele não foi divulgado.
Segundo o delegado Arthur Martins, da 1ª Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Cibernéticos, a Polícia Civil chegou ao jovem por meio de informações do setor de inteligência, e ele foi pego quando saía para trabalhar.
A instituição informou que, na casa dele, apreendeu vasto material com menção ao nazismo, como livros sobre terroristas, adesivos e faixas.
Material sobre o Esquadrão de Proteção (Schutzstaffel), conhecido como SS, que era a tropa militar de Adolf Hitler, também foi encontrado, além de armas de air soft, soco inglês e fardamento. Tudo foi recolhido.
De acordo com as investigações, o homem fazia apologia sobre o nazismo na internet desde meados de 2023. Agora, a polícia procura por possíveis integrantes que façam parte da associação criminosa.
Ainda conforme o delegado, até o momento, não foi identificado nenhum ato agendado pelo grupo, já que as "reuniões" aconteciam virtualmente.
Martins disse também que o suspeito preso não tinha passagem pela polícia, que ele nasceu no estado de São Paulo e mora em Belo Horizonte há dez anos.
FONTE: GLOBO